Emissão Renascença | Ouvir Online
Francisco Sarsfield Cabral
Opinião de Francisco Sarsfield Cabral
A+ / A-

Crime e castigo

12 out, 2015 • Opinião de Francisco Sarsfield Cabral


No país onde o capitalismo é emblemático, as autoridades não são em geral brandas com as infracções das empresas e dos gestores. Na Europa, incluindo na Comissão Europeia, parece predominar uma certa complacência, em prejuízo dos consumidores.

Tanto a descoberta do escândalo Volkswagen como o combate contra a corrupção na FIFA partiram dos Estados Unidos, onde nem o gasóleo nem o futebol têm grande importância. Mas no país onde o capitalismo é emblemático, as autoridades não são em geral brandas com as infracções das empresas e dos gestores. Na Europa, incluindo na Comissão Europeia, parece predominar uma certa complacência, em prejuízo dos consumidores.

Antes da crise desencadeada em 2007 nos EUA, já muita gente importante em Wall Street tinha ido parar à cadeia. Mas a recente actuação das autoridades americanas quanto a falhas muito graves de bancos não tem sido a mais adequada. Foram aplicadas nos EUA multas astronómicas a grandes bancos internacionais. Essas multas decorrem de acordos entre as autoridades americanas e os bancos em causa, que assim evitam o prosseguimento dos processos judiciais de que são alvo.

Ora essas multas castigam sobretudo os accionistas dos bancos, não os gestores que prevaricaram. Estes deveriam ser julgados, incluindo alguns em processos criminais. Só assim se pode fazer justiça.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Dostoievski
    12 out, 2015 Leninegrado 18:27
    Título sugestivo do livro " Crime e Castigo ". Nesse livro existe uma frase que se aplica a este ex governo e à Merkel. A frase é: O HOMEM PARA EXPLICAR A SUA EXISTÊNCIA TINHA QUE ARRANJAR UM DEUS ".
  • emaria
    12 out, 2015 porto 16:35
    os E.U. focam no que lhes interessa. infelizmente não são competentes a garantir a toda a população saúde, educação habitação, segurança e equidade na distribuição de riqueza! não é modelo para nós!
  • rfm
    12 out, 2015 Coimbra 15:41
    ... Quanto aos bancos, toa a gente sabe que deixaram se ser confiáveis para colocar poupanças, bem como os seus "gestores" que apesar das tristes figuras que fizeram e fazem, ainda saem com pornográficas pensões (paga Segurança Social) quanto à VW, ainda não há qualquer processo de crime, sabe-se que, tal como na b(r)anca, o antigo gestor, sai com biliões de indemnização e pensões. Sabe-se que, do alto da sua presunção, o ministro das Finanças Alemão, viu todos os defeitos na Grécia e (não ?) viu o que se passava á sua porta, cujos prejuízos ainda estão para vir, ainda vai sobrar para os países do sul.
  • Mosquera
    12 out, 2015 lkmnbg 14:13
    Caro Dr. Francisco Sarsfield Cabral convido-o a bordar a nova legislação que entra em vigor e Janeiro de 2016 na UE e que obriga quer os acionistas, quer os obrigacionistas, quer os depositantes (acho um espanto) a serem responsáveis por aumento de capital, quando a isso os bancos sejam obrigados (rácios legais). Parece que os depositantes agora têm que ter "olho vivo e pé ligeiro"...