Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

FC Porto apresenta lucro de 20 milhões

09 out, 2015


Contas do último exercício não incluem a venda de Alex Sandro, consumada depois de 30 de Junho. Resultado positivo deve-se a um recorde do valor de mais-valias na venda de jogadores: 82,5 milhões.

A FC Porto-Futebol SAD deu um resultado líquido consolidado de 19 milhões e 958 mil euros, relativo à época 2014/15. Fernando Gomes, administrador financeiro da SAD, anunciou o resultado positivo esta sexta-feira, um resultado que contrasta com uma época sem a conquista de títulos no futebol. “O FC Porto não atingiu durante a época os seus objectivos desportivos, mas ultrapassou os seus objectivos financeiros e de reestruturação accionista da empresa”.

O lucro líquido de quase 20 milhões de euros no último exercício fica a dever-se, em grande parte, ao recorde do valor de vendas dos passes de jogadores. Em vendas foram 119 milhões e uma mais-valia de 82 milhões e meio, sem contar com Alex Sandro, transferido depois de 30 de Junho. “É um valor acrescentado importantíssimo para o FC Porto e em termos do seu balanço bate todos os recordes que alguma vez algum clube europeu atingiu”, enfatizou.

Com os resultados hoje apresentados, Fernando Gomes sublinhou que a situação financeira da SAD azul e branca, é apreciável, no panorama nacional. “As mais-valias nas transacções de jogadores permitem-nos esta solidez e estarmos tranquilos com uma situação financeira invejável no mundo do futebol, sobretudo no futebol nacional”.

E só perante um quadro financeiro favorável, foi possível recusar propostas de patrocinadores para as camisolas. O Porto continua sem patrocinador principal por opção estratégica da SAD. “Ou arranjamos um 'sponsor' que represente uma boa contribuição financeira e uma boa imagem para o clube ou não vale a pena. O acréscimo que nos daria não tem significado na nossa estrutura económica e financeira. Desta forma, não vale a pena estar a fazer cedências por pouco”, argumenta.

O passivo portista cresceu para 276 milhões, justificado pela agregação do passivo da EuroAntas, sociedade que assumiu o projecto financeiro da construção do estádio. Contudo, o activo líquido subiu 80%, atingindo os 359 milhões. O FC Porto, com a aquisição das acções da Somague, e a OPA realizada, detém agora 75% do capital da SAD.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Alberto Maritins
    09 out, 2015 Lisboa 14:27
    Belos lucros sem duvida. O que tornaria desnecessário: "Fernando Gomes diz que FC Porto não precisa de patrocinador"...conversa da treta, mas pelo menos não são basófias como o bruno de carvalho, que afinal a Qatar airways o mandou Qatar-se. Esta conversa do sr. gomes é como aquela velha fábula dos antigos livros da primária: "A Raposa e as Uvas é uma fábula atribuída a Esopo e que foi reescrita por Jean de La Fontaine. Com pequenas variações, é basicamente a história de uma raposa que tenta, sem sucesso, comer um cacho de convidativas uvas penduradas em uma vinha alta. Não conseguindo, afasta-se, dizendo que as uvas estariam verdes. Muitas vezes por comodismo e por não querer obter, criando desculpas e justificativas enfadonhas. A moral afirmada no final da fábula é algo como: É fácil desprezar aquilo que não se pode obter."