Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Qualificação Euro 2016

Allo, allo. Portugal vai ao Europeu de França

08 out, 2015


Portugal 1-0 Dinamarca. Golo de Moutinho, aos 66', confirma apuramento de Portugal para o Euro 2016 como líder de grupo.

COMENTÁRIO: Minuto 66’. Canto para Portugal, com a bola a sobrar para a entrada da área. Moutinho já tinha ameaçado, “sentou” alguns adversários e disparou a contar para o fundo da baliza de Schmeichel. Um remate certeiro, numa noite de global superioridade portuguesa, apurou a Selecção Nacional para a fase final do Euro 2016. Sétima presença num campeonato da Europa e a sexta seguida. E a nona qualificação seguida de Portugal para uma grande competição. E tudo sem recurso à calculadora ou aos tradicionais “playoff”. O passaporte rumo a França está fechado. Dinamarca aproveita a derrota da Albânia frente à Sérvia para respirar, quanto à qualificação directa. Recorde as principais incidências do desafio, em baixo.

21h37 - ACABOU!!! ACABOU!!! ACABOU!!! VAMOS A FRANÇA!!! ESTAMOS NO EURO 2016!!!

93' - Arrepiante! O público canta "A Portuguesa" em plena "Pedreira"...

92' - E agora Quaresma! Nova defesa de Kasper Schmeichel!

92' - Schmeichel!!! Remate cruzado de Ronaldo e defesa apertada do nórdico!

91' - RUI PATRÍCIO NÃO PERMITE O EMPATE!!! Grande defesa, a cabeceamento de Agger.

90' - 4' de descontos.

90' - Substituição na Selecção Nacional: sai Moutinho, debaixo de um monumental aplauso. Entra José Fonte.

90' - Rui Patrício nega o golo à Dinamarca! Grande defesa.

89' - Amarelo para Danilo Pereira.

89' - Ronaldo sai pelo seu próprio pé. Tudo "ok" com o capitão da equipa das quinas.

88' - Ronaldo cai. Lesiona-se sozinho...

85' - Ronaldo dispõe de um livre directo, mas dispara muito ao lado da baliza de Kasper Schmeichel.

84' - Incrível. João Moutinho está a encher o campo desde o primeiro minuto. É dele o grande golo que vai colocar Portugal na fase final do Euro 2016.

83' - Amarelo para Rui Patrício.

82' - Substituição na Selecção Nacional: sai Nani, entra Quaresma.

82' - Substituição na Dinamarca: entra Yousuff Poulsen, sai Eriksen.

78' - Número oficial de espectadores: 29.860. Casa-cheia no Estádio Municipal de Braga.

76' - Substituição na Selecção Nacional: sai Bernardo Silva, entra Danny.

76' - Kvist atira, a 25 metros da baliza. "Encaixa" Rui Patrício.

73' - BERNARDO AO LADO!!! INCRÍVEL!!! O jovem médio tirou dois adversários do caminho e à entrada da área, atirou rasteiro mas ligeiramente ao lado do poste direito da baliza de Schmeichel. Que ocasião!!!

69' - Substituição na Dinamarca: sai Wass, entra Jorgensen.

68' - Amarelo para Wass.

67' - Que jogo de Moutinho. Que jogo daquele que é um dos melhores médios da actualidade do futebol mundial. Que trabalho! É de se lhe tirar o chapéu!

67' - ESPEREM POR NÓS! ESPEREM POR NÓS EM FRANÇA!!! O EURO 2016 ESTÁ GARANTIDO!!!

66' - GOLO DE PORTUGAL!!! É NOSSO!!! É NOSSO!!! É NOOOOSSSOOOOOOO!!! POOOOOOORRRTTTTUUUGGALLLLLL!!! GOOOOOOOOOOOOOOOOLLOOOOOOOOOOOOOOOOO!!! MOUTINHOOOO!!! Na sequência de um canto, o influente médio trabalha bem, tira alguns adversários do caminho e dispara para o fundo da baliza de Schmeichel!!!

64' - Canto de Nani, com Schmeichel a afastar a bola a punhos. Na recarga, de primeira, Moutinho envia a bola para a pedreira...

58' - Schmeichel enorme!!! A DOIS TEMPOS!!! Remate cruzado de Ronaldo, para defesa incompleta do dinamarquês e, na recarga, Tiago remata para a "mancha" fenomenal do filho de Peter Schmeichel!

58' - Aperta a Dinamarca! Espaço para Durmisi, à esquerda, com o cruzamento para o gigante Bendtner, que cabeceia por cima.

52' - Cédric Soares atira ao lado! Cruzamento do lateral-direito, corte incompleto da defesa da Dinamarca e o defesa do Southampton, a concluir a jogada, aplica o pé esquerdo e dispara ao lado da baliza nórdica.

50' - Responde Portugal! Nani enquadra-se para remate, à entrada da área e dispara à figura de Schmeichel.

49' - Fernando Santos não está nada satisfeito... e já começa a evidenciar os seus "tiques" nervosos! Pudera, a Dinamarca está a aproveitar o relaxamento inesperado da equipa das quinas.

48' - Bem, Portugal! Toca a acordar! Ricardo Carvalho atrasa com força demais para Rui Patrício e sai canto para a Dinamarca...

47' - Que desconcentração da equipa das quinas. Por aqui se vê o quão perigoso é gerir o 0-0...

47' - A Dinamarca atira ao poste!!! Bendtner aproveita um corte incompleto de Danilo Pereira, dá um "bigode" em Coentrão e atira com o pé esquerdo directamente ao ferro. Que perigo!!!

46' - Fernando Santos não muda o figurino inicial da Selecção.

46' - Substituição na Dinamarca: entrada de Kvist, saída de Hojbjerg.

20h48 - Reinício do desafio. Sai a Dinamarca.

___________________________________________________________________________

COMENTÁRIO: A Selecção “acordou” somente aos 25 minutos, começando a transformar em ocasiões de golo o domínio na partida. Moutinho e Nani foram os que estiveram mais perto de dar vantagem à equipa das quinas. Portugal, sob o comando de Fernando Santos, está a 45’ da entrada directa no Euro 2016. Este resultado garante o apuramento.

20h32 - Final da primeira parte.

45' - 1' de descontos.

45' - Polémica na área de Portugal: cruzamento de Durmisi e Cédric Soares a desviar a bola a meias com a cabeça e com o ombro. Tudo legal, apesar dos protestos dos dinamarqueses.

43' - Amarelo para Eriksen.

39' - Ao ferro!!! Incrível!!! Moutinho cruza para Nani e o cabeceamento do extremo do Fenerbahçe leva a bola a embater no travessão! Que ocasião de golo!!!

37' - Bola ao lado!!! Mas já havia fora de jogo! Remate de Moutinho, com Ronaldo a efectuar o desvio de cabeça e de costas para a baliza. Mas em posição irregular... o esférico passou a "raspar" o poste esquerdo da baliza da Dinamarca.

36' - Cruzamento de Coentrão junto à baliza e Schmeichel cede canto. Portugal "aperta"!

33' - Uiiiiiiii!!! Agora sim! Que "bomba" de Moutinho, à entrada da área! A bola passa pouco acima da barra da baliza de Schmeichel!

30' - Portugal começa a ter critério na fase de construção mas, na zona de definição, continua a faltar muito esclarecimento. Não fosse isso e a equipa das quinas já estaria certamente na frente do marcador.

25' - PRIMEIRO AMARELO DO DESAFIO: Hojbjerg.

25' - Há instantes, Bernardo Silva caiu na área, sendo travado por um jogador nórdico. Seria grande penalidade! Que erro grosseiro de Clattenburg...

24' - Moutinho à beira de atirar a contar! Jogada de insistência e de ruptura da Selecção, com um defensor nórdico a cortar a bola do pé de Moutinho na hora "H".

22' - Praticamente no "equador" da primeira metade, este resultado apura Portugal para a fase final do campeonato da Europa.

20' - Morten Olsen montou bem a estratégia. Sabendo da capacidade técnica superior do adversário, não concede espaço entrelinhas. Fundamental para "castrar" a dinâmica ofensiva da equipa das quinas. Fernando Santos precisa de começar a apostar em lances de ruptura para desposicionar as unidades nórdicas...

19' - Do novo canto, nada resulta.

19' - Perigo para Portugal num canto! Nani cruza largo e Bruno Alves, na linha de fundo, impele a bola para a zona do "agrião"! Corta a defesa dinamarquesa para novo canto...

15' - Bendtner atira por cima! O lance começa com um passe erróneo de Ronaldo para Coentrão, com o caxineiro a falhar a intercepção e, na sequência, o avançado do Wolfsburgo a atirar por cima. Tinha Eriksen, do outro lado, solto de marcação. Portugal ia sendo apanhado em contrapé numa transição ofensiva dos nórdicos.

11' - Rui Patrício afasta a soco! Cruzamento tenso e bem medido do virtuoso Eriksen, na "ressaca" de um canto e o guardião do Sporting a afastar o esférico de uma zona inflacionada, na área de Portugal.

10' - Schmeichel defende! Remate rasteiro e fraco de Cristiano Ronaldo, à entrada da área, para defesa atenta e tranquila do dinamarquês.

8' - Ronaldo cai, após lance dividido com Kjaer... agora, havia motivo para assinalar falta, senhor Mark Clattenburg! Que sirva de exemplo para os que defendem/gostam do estilo britânico de arbitragem.

8' - Tiago, o mais experiente do meio-campo (34 anos), orienta o processo ofensivo e defensivo. A transição é claramente "pensada" pelo excelente atleta do Atlético de Madrid.

6' - "Encaixa" Rui Patrício! Primeiro ataque perigoso do jogo pertence aos dinamarqueses... cruzamento de Braithwaite, com Bendtner a chegar atrasado para o desvio.

5' - Ronaldo cai, à entrada da área, mas o árbitro deixa seguir e bem. O capitão das quinas sentiu o toque de Jacobsen mas deixa-se cair no relvado...

4' - Ritmo lento e pausado, neste arranque de desafio em Braga... só Portugal tenta acelerar, mas sem efeitos práticos.

3' - Portugal com algumas dificuldades de penetração. Os nórdicos fecham a sua área a sete chaves...

1' - Cenário deslumbrante da "Pedreira". Estádio Municipal de Braga cheio que nem um ovo, com mais de 29 mil espectadores.

19h46 - Rola a bola, na capital do Minho. Sai a Selecção Nacional!


Ficha de Jogo

Euro 2016: Grupo I de qualificação

Estádio Municipal de Braga

Árbitro: Mark Clattenburg (Inglaterra)

Portugal

Rui Patrício; Cédric Soares, Bruno Alves, Ricardo Carvalho e Fábio Coentrão; Danilo Pereira, Tiago e João Moutinho; Nani, Cristiano Ronaldo e Bernardo Silva.

Suplentes: Eduardo, Ventura, Luís Neto, José Fonte, Eliseu, Miguel Veloso, Danny, André André, João Mário, Nélson Semedo, Éder e Ricardo Quaresma.

Seleccionador: Fernando Santos.

Dinamarca

Schmeichel; Jacobsen, Kjaer, Agger e Durmisi; Wass, Hojbjerg e Krohn-Dehli; Braithwaite, Bendtner e Eriksen.

Suplentes: Andersen, Lossl, Vestergaard, Sviatchenko, Simon Poulsen, Kvist, Kahlenberg, Jakob Poulsen, Sisto, Rasmussen, Jorgensen e Yousuff Poulsen.

Seleccionador: Morten Olsen.


_____________________________________________________________________

19h39 - As três equipas entram em campo. Segue-se a cerimónia protocolar dos hinos nacionais e, depois, o pontapé de saída.

19h30 - As equipas já recolheram aos balneários. Daqui a pouco, o regresso ao relvado para o arranque do Portugal-Dinamarca!

19h05 - As duas equipas já aquecem, no relvado da "Pedreira"...

18h55 - Cenários em cima da mesa: pontuar hoje e evitar recurso à calculadora para o apuramento directo. Ou, então, esperar pelo desfecho deste jogo e do Albânia-Sérvia, voltar a fazer contas e esperar por domingo, aquando da partida com a Sérvia. Para descomplicar, como já aqui se disse, um "pontinho" chega.

18h45 - O árbitro do desafio é o inglês Mark Clattenburg.

18h39 - Suplentes da Dinamarca: Andersen, Lossl, Vestergaard, Sviatchenko, Simon Poulsen, Kvist, Kahlenberg, Jakob Poulsen, Sisto, Rasmussen, Jorgensen e Yousuff Poulsen.

18h38 - Suplentes de Portugal: Eduardo, Ventura, Luís Neto, José Fonte, Eliseu, Miguel Veloso, Danny, André André, João Mário, Nélson Semedo, Éder e Ricardo Quaresma.

18h33 - E também já há onze da Dinamarca. Desta feita, igualmente com algumas surpresas. Morten Olsen aposta em: Schmeichel; Jacobsen, Kjaer, Agger e Durmisi; Wass, Hojbjerg e Krohn-Dehli; Braithwaite, Bendtner e Eriksen. Nomes como Wass (ex-Benfica) ou Braithwaite fazem parte das opções iniciais dos nórdicos.

18H31 - Fábio Coentrão rende Eliseu e Bernardo Silva mantém-se no onze, formando trio de ataque com Ronaldo e Nani. Danny vai para o banco. Danilo Pereira no onze, em detrimento do esperado Miguel Veloso. Onze de Portugal: Rui Patrício; Cédric Soares, Bruno Alves, Ricardo Carvalho e Fábio Coentrão; Danilo Pereira, Tiago e João Moutinho; Nani, Cristiano Ronaldo e Bernardo Silva.

18h30 - JÁ HÁ ONZE DE PORTUGAL! E COM NOVIDADES...

18h29 - Num dado não menos importante, a "Pedreira" vai encher. O Estádio Municipal de Braga serve de ponte para França e registará lotação esgotada, com mais de 29 mil espectadores nas bancadas, a puxar por Ronaldo e companhia.

18h28 - Os onzes iniciais devem ser conhecidos dentro em breve. Aguardamos a oficialização dos figurinos eleitos por Fernando Santos e Morten Olsen e que serão divulgados, como sempre, pela UEFA.

18h26 - Portugal tenta, esta noite, alcançar a sétima presença numa fase final de um Europeu (a sexta consecutiva) mas igualmente a nona participação seguida numa grande competição. Mais: se vencer a Dinamarca, a equipa das quinas registará um novo recorde de vitórias consecutivas num apuramento para Europeus ou Mundiais. Tem cinco, nesta altura. Pode fazer história, se conseguir seis.

18h24 - Mas todo o cuidado é pouco e o próprio seleccionador alertou, na antevisão do decisivo embate com os nórdicos, que a ideia não passa por jogar para o “pontinho”. E porquê? No segundo lugar do grupo, a Dinamarca está a três pontos de Portugal e tem mais um do que a Albânia, mas tem apenas um jogo por disputar. Ora, uma derrota ou até um empate pode deixar a selecção nórdica fora do apuramento directo para o Europeu do próximo ano e forçar a equipa a disputar os "playoff".

18h21 - A Selecção Nacional recebe a Dinamarca, esta quinta-feira, para a penúltima jornada da fase de apuramento rumo ao Euro 2016, precisando apenas de um ponto para garantir a sétima presença na fase final de um campeonato da Europa. Na hora de “descomplicar” o atribulado destino que tem sido seguido nas últimas qualificações para fases finais de Europeus e Mundiais, um empate sela uma recuperação habilmente iniciada com a chegada de Fernando Santos à liderança da equipa das quinas.

18h18 - A Bola Branca Especial arranca às 19h25, com coordenação de Luís Aresta e António Freire. No Estádio Municipal de Braga, o relato será assinado por Pedro Azevedo, com os comentários a serem carimbados por José Nuno Azevedo e a reportagem a ficar a cargo de Sílvio Vieira. Fernando Fernandes garante os indispensáveis cuidados técnicos.

18h15 - Boa tarde. Estamos ligados. A Renascença vai acompanhar, em permanência, a partida que poderá colocar a Selecção Nacional na fase final do Euro 2016. A partir das 19h45, Portugal-Dinamarca. Relato na antena da Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • moses amaral
    08 out, 2015 eua 19:03
    perdeu os portugueses