Emissão Renascença | Ouvir Online
Francisco Sarsfield Cabral
Opinião de Francisco Sarsfield Cabral
A+ / A-

Não há equidistância

05 out, 2015 • Opinião de Francisco Sarsfield Cabral


Costa sugeriu que faria alianças pontuais à esquerda e à direita. Não percebeu que a distância de um partido democrático e pró-europeu como o PS em relação à extrema-esquerda é muito maior do que em relação aos partidos à sua direita. Basta lembrar 1975.

Como é possível que uma coligação que durante quatro anos aplicou o mais duro programa de austeridade de que há memória em Portugal tenha ganho as eleições, ainda que sem maioria absoluta?

O Governo foi violentamente atacado ao longo do seu mandato, até por personalidades consideradas próximas (Pacheco Pereira, Manuela Ferreira Leite, António Capucho, Bagão Félix, etc.). Gerou-se a ideia de que, por sadismo ou por ideologia ultra-liberal (uma fantasia neste país), o Governo empobrecia deliberadamente os portugueses. Da quase bancarrota provocada pelo executivo de Sócrates poucos falavam.

O Governo PSD/CDS cometeu muitos erros. Mas conseguiu o essencial: livrou-nos da “troika”, com uma saída limpa. A partir daí o clima económico e político mudou. Resta aos opositores da coligação dizer mal dos portugueses, que são mais inteligentes do que eles pensam.

A grande desilusão foi António Costa, que afastou Seguro à bruta da liderança do PS. Costa sugeriu que faria alianças pontuais à esquerda e à direita. Não percebeu que a distância de um partido democrático e pró-europeu como o PS em relação à extrema-esquerda é muito maior do que em relação aos partidos à sua direita. Basta lembrar 1975. Não há equidistância.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.