Emissão Renascença | Ouvir Online
Eunice Lourenço
Opinião de Eunice Lourenço
A+ / A-

Vamos viver tempos muito interessantes

05 out, 2015 • Eunice Lourenço • Opinião de Eunice Lourenço


O novo quadro político saído destas legislativas vai pôr à prova as instituições, os partidos e os líderes. E a democracia pode vencer

O que fica do que passa desta noite eleitoral: a coligação PSD-CDS ganhou, mas perdeu a maioria absoluta, o PS perdeu, o Bloco de Esquerda renasceu, a CDU cumpriu e o PAN surpreendeu.

Consequências: a coligação quer governar, o Bloco e o PCP não querem que governe e já prometem rejeitar o programa de Governo e o PS deixa a coligação formar Governo, mas ainda não sabe se a deixa governar; a coligação quer conversar com o PS e o PS quer negociar com medidas à vista.

António Costa dá, portanto, aval ao Governo de Passos, mas avisa, desde já, que não vai viabilizar medidas contrárias às propostas do PS e que não embarcará em maiorias negativas só para derrubar governos: se o fizer é porque tem uma solução.

Este cenário – que muitos temiam e que todos podemos achar instável – pode ser muito positivo, pois obriga as instituições a funcionar, os partidos a negociar, os líderes a conversar, enfim, a democracia a funcionar. E a verdade é que, se todos quiserem mesmo o melhor para Portugal, os portugueses podem ficar a ganhar por terem um governo sem maioria absoluta e que terá de fazer cedências e por terem um PS responsável, capaz de fazer valer algumas das suas propostas. Assim, sejam todos crescidinhos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.