Tempo
|

A+ / A-

Simply Red

A Ana Ferreira foi a Paris ver os Simply Red com a Renascença


São assim os passatempos da sua rádio

“Vou só ali a Paris assistir a um concerto e já venho!” Esta foi a frase que a Ana Ferreira disse aos seus amigos. A Ana foi a grande vencedora do passatempo Simply Red que a Renascença tinha para si.


Para os fãs de Simply Red esta era uma oportunidade única de assistir a um concerto do grupo na cidade de Paris, dia 17 de Novembro. Afinal, se o novo álbum dos Simply Red se chama “Big Love”, nada mais apropriado do que a cidade do amor para ver a banda ao vivo.



A Ana foi com o Paulino Coelho a Paris assistir a este concerto e partilham consigo algumas imagens e o testemunho desta experiência inesquecível.



Passados oito longos anos, os Simply Red regressaram com a edição de “Big Love” e uma extensa tournée que vai cruzar todo o mundo. “Big Love”, o novo álbum de estúdio dos Simply Red depois de oito anos de paragem, é o primeiro só com canções originais desde "Life", de 1995. Os doze temas foram escritos por Mick Hucknall e produzidos por Andy Wright.

“Big Love” representa o retorno do grupo às suas origens e ao seu som tão característico que os levou a vender 55 milhões de discos em todo o mundo e a tornar-se uma das bandas pop de maior sucesso na década de 90. No final do mês de Novembro vai ser editada uma edição especial de “Big Love” comemorativa dos 30 anos da banda que inclui um CD bónus com 18 grandes sucessos dos Simply Red - que conta com apoio Renascença que estreou em exclusivo "Love Gave Me More", o último single a ser extraído deste álbum, o primeiro foi “Shine On”.


Este “Big love” nasceu, segundo Mick Hucknall, de uma reflexão que o cantor fez sobre a sua carreira e o significado que as músicas dos Simply Red têm tido, ao longo dos anos, para tantas pessoas. Enquanto se perdia nestes pensamentos o vocalista deu por si a ganhar inspiração para escrever uma música nova, depois outra e depois outra e ais outra e sem dar por isso já tinha seis músicas e a possibilidade de criar um novo álbum – um álbum Renascença.


Mas, voltemos ao início. Tudo começou em 1984 quando Mick Hucknall, Tony Bowers, Chris Joyce e Tim Kellett se juntaram para criar uma banda. Mais tarde vieram também Sylvan Richardson e Fritz McIntyre. Os Simply Red “derivaram” dos Frantic Elevators, um grupo a que Hucknall pertencia quando era estudante de Arte.



“Picture Book" saiu em Outubro de 1985, logo com dois grandes êxitos: "Money's Too Tight (To Mention)" e "Holding Back the Years".
“Men and Women”, editado um ano depois, não foi um sucesso tão grande, ainda que tivesse incluído temas bastante conhecidos do público como "The Right Thing", "Infidelity" e "Every Time We Say Goodbye".
Entretanto vieram fazer-nos uma visita. Foi em 1988 que os Simply Red deram o seu primeiro concerto em Portugal. A sala escolhida foi o Pavilhão Dramático de Cascais.



O terceiro trabalho dos Simply Red (nome que teve origem nas preferências clubísticas de Mick Hucknall – adepto do Manchester United), "A New Flame", lançado em 1989, foi Disco de Ouro, muito em parte graças a temas como "If You Don't Know Me By Now", "It's Only Love" e "A New Flame", que foram muito aplaudidos pela crítica.



"Stars" sai em 1991 e revela "Something Got Me Started" e "Stars", os seus dois singles com mais sucesso. "Life" chegou quatro anos depois e incluiu o hino do Europeu de Futebol de 1996: "We're in This Together". "Blue" foi editado em 1998 e, um ano depois, foi posto à venda o CD "Love and the Russian Winter".



Já em 2003 o grupo britânico lançou "Home" e, dois anos mais tarde "Simplified", uma colecção de temas novos e antigos, da qual se extraiu um tema inédito, "Perfect Love", bem como um "Something Got Me Started" de cara lavada!



Em Setembro de 2006, os Simply Red vieram a Portugal para dois concertos inesquecíveis: o primeiro no Pavilhão Rosa Mota, no Porto, e o segundo no Pavilhão Atlântico, em Lisboa. Entretanto, a banda das "estrelas" comemorou 25 anos de carreira e editou "25: The Greatest Hits", onde cantou os temas que marcaram a sua carreira e presenteou os inúmeros fãs de todo o mundo ao dizer "Go Now"! Em 2007 foi a vez de “Stay” e de uma pausa.


Em 2015 a banda comemora 30 anos e editou a caixa “Song Book 1985 – 2010”. Esta caixa é a mais completa colectânea que alguma vez se editou com os êxitos dos Simply Red e contém quatro CDs, dos quais os três primeiros representam, cada um deles, uma década – os anos 80, 90 e 00 – sendo que o quarto CD inclui gravações novas de grandes êxitos, curiosidades e raridades.
Para além disso lançam também "Big Love", um disco de originais, e ainda uma edição comemorativa dos 30 anos da banda "Big Love +Greatest Hits Edition".


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.