O Mundo em Três Dimensões
Números que contam histórias. De segunda a sexta às 05h40, 14h30 e 21h10 com reposição ao fim-de-semana.
A+ / A-
Arquivo
O Mundo em Três Dimensões - Mega cidades e voos internacionais - 06/09/2018
O Mundo em Três Dimensões - Mega cidades e voos internacionais - 06/09/2018

Quantas ligações aéreas têm as megacidades?

06 set, 2018 • André Rodrigues , José Luís Moreira (sonorização)


Neste Mundo em Três Dimensões olhamos para o que é que o tráfego dos aeroportos nos diz sobre as megacidades à volta do mundo.

A relação entre o número de habitantes de uma megacidade, isto é, grandes áreas metropolitanas que concentram mais de 10 milhões de habitantes, e o número de voos que saem e chegam aos aeroportos dessas cidades não é linear. Olhando para os números, os contrastes são evidentes.

Por exemplo, Londres, área metropolitana incluída, tem mais de 11 milhões de habitantes. Só do aeroporto de Heathrow sai uma média de 1.400 voos por dia.

Por contraste, Kinshasa – a capital da República Democrática do Congo – tem 13 milhões de habitantes e apenas 13 ligações aéreas ao mundo exterior, pouco mais do que a cidade de Barrow, no estado do Alaska, que tem cerca de 5 mil habitantes.

Fazendo a comparação com Portugal, o aeroporto de Lisboa - capital de um país cuja população mal chegaria para a classificação de megacidade - tem 42 vezes mais ligações aéreas do que o aeroporto da metrópole africana com 13 milhões de pessoas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.