Tempo
|
O Mundo em Três Dimensões
Números que contam histórias de segunda a sexta-feira (05h40, 17h50 e 21h05).
A+ / A-
Arquivo
O Mundo em Três Dimensões - Sol - 20/07/2018

O Mundo em Três Dimensões

Horas de sol há muitas, mas nem todas são seguras

20 jul, 2018 • André Rodrigues Paulo Teixeira (sonorização)


Nas 24 horas de um dia de verão temos cerca de 15 horas de sol, mas nem todas próprias para consumo.

Para muitos, o final desta semana pode ser o princípio das férias. Afinal estamos no tempo delas e o sol convida a umas idas à praia ou ao campo. São dias com muitas horas de exposição solar - nas 24 horas de um dia de verão temos cerca de 15 horas de sol - mas nem todas próprias para consumo.

“As horas vermelhas são do meio-dia até às 16h00, quando os níveis de UV vão até 6/7. As horas seguras são até às 11h00 e depois das 17h00”, recorda o dermatologista Osvaldo Correia.

Mas se o tempo é de férias para uns, é de trabalho para outros. Mas o sol quando nasce é para todos e todos devem ter cuidados, alerta o dermatologista.

"Quem está no trabalho tem de utilizar uma roupa que lhe cubra o decote, os braços e antebraços, utilizar um chapéu, de preferência de aba larga, que proteja as orelhas, o pescoço e o nariz, porque são locais frequentes de queimaduras solares”.

Não é por acaso que 50% dos carcinomas aparecem nas zonas acima do pescoço. ”A pele memoriza as agressões. Nós temos um conta quilómetros que vai lançar-nos a fatura anos mais tarde”, avisa Osvaldo Correia. “Os carcinomas existem, são cerca de doze mil novos de cancro de pele casos todos os anos”, acrescenta.

E se é daqueles que acha que o protector solar é uma chatice porque deixa tudo pegajoso, deixe lá isso. "Vemos aí muitos protetores que são invisíveis, espumas, isso não protege como as pessoas julgam. Procurem em leites, com fator 30 para cima”, diz o dermatologista, que deixa ainda outros conselhos: “Evitem as horas piores, procurem a sombra, façam a sesta. Sugiram fazer a sesta aos vossos amigos e às vossas crianças e depois usufruam do pôr-do-sol que é magnífico”.

Mais vale ter cuidado. Afinal, não tem piada nenhuma ir à praia e ficar com as costas numa lástima e passar noites em claro por não conseguir dormir com um escaldão. É só desvantagens: fica com a queimadura e põe-se a jeito para ter um cancro de pele.

Se faz praia num sitio com neblina e nevoeiro pela manhã, não se iluda. “O vento e nevoeiro são matreiros. Por vezes temos temperaturas até frescas, mas os ultravioletas estão lá e atravessam as nuvens e são capazes de provocar queimaduras”, alerta Osvaldo Correia.

Das 8h00 às 11h00, das 17h00 às 20h00. Aí estão as seis horas de sol por dia que lhe dão saúde e alegria.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.