06 jul, 2018
Milton Friedman dizia the não há almoços grátis (a frase não é dele, mas foi ele que a popularizou mais). A Google e a Facebook não são excepção. Oferecem-nos múltiplos serviços gratuitos, mas não são realmente gratuitos. O principal "preço" que pagamos é a informação que, de forma mais ou menos explícita, fornecemos aos grandes gigantes.
Por outras palavras, a privacidade — ou melhor, alguns aspectos da privacidade — fazem parte do "preço" a pagar pelos múltiplos serviços que recebemos.
Algumas observações a este respeito:
Por todos estes motivos, a ideia de que a Google e outras empresas tenham informações sobre mim não me surpreende e não me preocupa em demasia. Pelo contrário, penso que, no balanço entre benefícios e custos, o primeiro prato pesa mais que o segundo, não só pelos benefícios directos da Google (conta de mail gratuita, excelente motor de pesquisa, etc) como também pelos serviços complementares que permite.
Como é natural, temos de evitar os abusos; mas temo que, como dizem os americanos, deitemos fora o bebé com a água do banho.