Tempo
|
Espaço do Consumidor
Um espaço para responder a todas as dúvidas dos consumidores (terças e quintas, depois das 11h15)
A+ / A-
Arquivo
Espaço do Consumidor - Subsídio de férias em contas a prazo - 03/07/2018

Espaço do Consumidor

Já sabe o que vai fazer com o subsídio de férias?

03 jul, 2018 • Fátima Casanova


Aproveite um simulador gratuito e veja quanto pode poupar num depósito a prazo.

Nesta altura do ano, muitos trabalhadores por conta de outrem recebem subsídio de férias – mais dinheiro no final do mês que pode ter como destino uma conta poupança.

A rendibilidade de um depósito a prazo é um dos fatores com mais peso no momento de escolher uma solução de poupança, mas existem outros fatores que também deve ter em conta na hora de comparar para decidir.

Para tal pode aproveitar o simulador gratuito que está na plataforma “ComparaJá.pt”, que reúne informação de 121 depósitos a prazo. As taxas de juro são, em média, de 0,48%, mas é possível aumentá-las até aos 2,25%.

Tome nota dos fatores que deve levar em consideração

1 - Remuneração: TANB ou TANL

A comparação da remuneração dos diferentes depósitos a prazo deve ser feita com base Taxa Anual Nominal Bruta (TANB), que incide sobre o montante depositado.

A TANB é uma taxa nominal e os juros gerados pelo depósito a prazo são creditados na conta à ordem à qual este produto se encontra associado. Porém, como a própria designação indica, esta é uma taxa bruta, porque não considera os impostos que incidem sobre os juros, algo que só a denominada Taxa Anual Nominal Líquida (TANL) pode refletir.

2 - Contas com taxas de juro mais elevadas

Para a subscrição de um depósito com taxas de juro mais elevadas, alguns bancos obrigam à contratação de outros produtos e/ou serviços da instituição financeira, como por exemplo, domiciliar o ordenado na conta à ordem, entretanto aberta, ou até contratar um cartão de crédito.

Por norma, os depósitos mais rentáveis são acessíveis apenas aos novos clientes.

Os atuais clientes também podem ter acesso a depósitos com juros mais elevados, caso invistam dinheiro que não tenham ido buscar à sua conta à ordem.

3 - Montante de constituição

Quando se subscreve um depósito a prazo, é normal que seja necessário depositar uma quantia mínima inicial. Será sobre este valor que vão incidir os juros e os eventuais reforços que forem efetuados. No mercado português, este valor varia, habitualmente, entre um mínimo de 5 euros e um máximo de 100 mil euros.

4 - Reforços

Alguns depósitos a prazo permitem reforçar o montante de subscrição inicial, podendo o consumidor realizar entregas adicionais de capital (que normalmente oscilam num determinado intervalo de valores) até ao fim do contrato. Os reforços podem ser mensais, trimestrais, semestrais ou efetuados de forma pontual, consoante o que a instituição financeira permita.

5 - Possibilidade de renovação

Um depósito a prazo pode ser renovado automaticamente, no fim do seu prazo, pelo mesmo período contratado inicialmente. Normalmente, se até ao fim do prazo o consumidor nada disser em contrário, o banco assume que o depósito se renova automaticamente pelo mesmo período, mas as condições já podem ser diferentes e ficar com uma taxa de juro mais baixa.

6 - Prazo

O prazo deste tipo de produto diz respeito ao período temporal em que o dinheiro estará a render imobilizado. Durante este tempo, o consumidor não poderá ter acesso à quantia que tem no depósito a prazo. Em Portugal, a oferta do mercado de depósitos a prazo normalmente pode ir desde os 15 dias até aos 8 anos, mas os prazos mais usuais costumam ser de três e seis meses, um ano, dois, três e cinco anos.

7 - Mobilização antecipada

A mobilização antecipada é à possibilidade de se resgatar o montante acumulado antes do fim do prazo do depósito. Nem todos os depósitos a prazo o permitem.

Quando é possível, o reembolso pode não ser vantajoso para o consumidor, porque alguns bancos aplicam penalizações sobre o resgate, implicando a perda dos juros obtidos.

8 - Condições de acesso

As instituições financeiras impõem algumas condições de acesso aos depósitos a prazo, nomeadamente a necessidade de o cliente possuir uma conta à ordem aberta nessa mesma instituição bancária e/ou ser residente em Portugal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.