Tempo
|
Conversas Cruzadas
Programa sobre a atualidade que passa ao domingo, às 12h00.
A+ / A-
Arquivo
Conversas Cruzadas - Trump vs Marcelo, para além de CR7 - 01/07/2018

Conversas Cruzadas

​Trump vs Marcelo, para além de CR7

01 jul, 2018 • José Bastos


“Washington vê com reservas a entrada de empresa do PC chinês nas eólicas”, defende Miguel Monjardino.

O desconforto do aliado Estados Unidos com a presença da EDP - controlada pela China - em sectores como o eólico norte-americano terá sido um dos temas no diálogo Trump-Marcelo na Casa Branca.

A tese é do euro-atlantista Miguel Monjardino e foi expressa no programa Conversas Cruzadas deste domingo.

“Nos últimos 30 anos vimos grande convergência tecnológica entre as economias norte-americana e chinesa e agora, por razões domésticas na evolução do modelo chinês e por razões políticas para Washington, os norte-americanos evoluem noutro sentido”, diz.

“Ora, a posição de Portugal foi assumida num contexto de convergência e se começarmos a caminhar para um contexto de divergência vamos ficar numa posição bastante delicada. De certeza, esta questão foi um dos temas do diálogo em Washington entre Trump e Marcelo, porque obviamente a administração norte-americana não está contente, ou vê com reservas a entrada de uma empresa com ligações ao Partido Comunista Chinês na economia norte-americana", defende o professor da Universidade Católica.

Miguel Monjardino é um dos convidados do espaço de debate da atualidade que, com o professor da Universidade do Minho Luís Aguiar-Conraria e o jurista e presidente da ACP Nuno Botelho, discute ainda a crise política à volta da imigração e o adeus do futebol português ao Mundial da Rússia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.