Emissão Renascença | Ouvir Online
O Mundo em Três Dimensões
Números que contam histórias de segunda a sexta-feira (05h40, 17h50 e 21h05).
A+ / A-
Arquivo
O Mundo em Três Dimensões - Cavalo puro sangue lusitano - 21/06/2018

O Mundo em Três Dimensões

Puro Sangue Lusitano. O cavalo mais belo do mundo que vale um milhão

21 jun, 2018 • André Rodrigues , Paulo Teixeira (sonorização)


É mais um exemplo de exportação nacional: Europa do Norte, América Latina e Ásia absorvem 80% do efetivo de puro sangue lusitano. Os outros 20% ficam em Portugal. O preço de um exemplar varia. Dos 15 mil até ao milhão de euros.

É forte e, ao mesmo tempo, dócil. É um trabalhador ágil e versátil. Aprende rapidamente e pode mesmo tornar-se um verdadeiro artista. Não é um principe encantado. É um cavalo.

‘Puro Sangue Lusitano’, considerado pelos especialistas como o mais belo do mundo. Coincidência, ou talvez não, é português.

Montado há 5.000 anos, é o cavalo de sela mais antigo do mundo. E também o mais procurado lá fora: 80% dos ‘puro sangue’ criados em Portugal são exportados para Espanha, Europa do Norte, América Latina e Ásia. Os restantes 20% ficam em Portugal.

De acordo com o portal Dinheiro Vivo, há dois anos havia cerca de 25 mil cavalos em Portugal, um número estimado já depois dos piores anos da crise económica.

Menos 84% na década entre 2006 e 2016. E entre 2003 e 2013 houve uma quebra de 39% no número de produtores.

A versão mais recente do catálogo de criadores de puro sangue lusitano data de 2016 e conta 30 coudelarias e 122 reprodutores recomendados, também conhecidos como garanhões que mantêm intacta a herança genética deste cavalo 100% nacional.

Altura ideal: 1,60 metros medidos à cernelha que, para os leigos em anatomia equestre, corresponde ao intervalo entre a nuca e a zona lombar do cavalo.

Agora, vamos a contas: quanto pode custar um exemplar ‘puro sangue’? 15 mil euros, em média. Valor mínimo.

E depois pode ir subindo, subindo, subindo até um milhão de euros, o correspondente a cinco Ferraris.

Já viu? Um só ‘puro sangue’ português pode custar tanto como cinco carros cuja potência pode atingir cerca de 800 cavalos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Abel
    22 jun, 2018 Cacem 12:17
    Para mim é dos cavalos mais lindos com kulidade de aprendizagem postura fácil de trabalhar tem mtas postura e outras mais