Emissão Renascença | Ouvir Online
Henrique Raposo
Opinião de Henrique Raposo
A+ / A-

Opinião de Henrique Raposo

​Não há casamentos estáveis

08 jun, 2018 • Opinião de Henrique Raposo


Há sacrifício e muito trabalho. As pessoas que se mantêm casadas não nasceram com um feitio casadoiro; estão é disponíveis para a renúncia e para mudar.

Como é que fazes para ter um casamento estável? Quando me fazem esta pergunta, confesso que desato a rir. Lá peço desculpa ao interlocutor, mas a verdade é que a pompa da pergunta encontra a galhofa deste lado. O que é “um casamento estável”? Parece-me um oximoro.

Não conheço casamentos estáveis, ou melhor, conheço: são aqueles que acabam em divórcio. Um casamento estável é uma união rígida que vai quebrar como uma torre de granito mal construída, uma torre sem a flexibilidade para suportar a imprevisibilidade da vidinha.

Este cisne negro, o imprevisto, está lá desde a génese: nós apaixonamo-nos de forma imprevisível; o amor não surge porque nós decidimos apaixonarmo-nos por esta ou aquela pessoa; a paixão é exterior à nossa capacidade de programação e antecipação. Nós depois decidimos se deixamos ou não a paixão entrar, mas a sua ignição está fora do nosso controlo. Quando a paixão adquire a couraça do casamento, a surpresa e a imprevisibilidade não desaparecem. Pelo contrário.

Um casamento que perdura não tem a estabilidade da torre granítica, mas sim a elasticidade das canaviais ao vento. Os casamentos que batem o divórcio são aqueles que aceitam o inescapável caos da vida, procurando uma constante adaptação a cada momento no sentido de se preservar o essencial, o casal, o lar, a família.

Um casamento arrumadinho é um casamento condenado e, infelizmente, a maioria dos casamentos do nosso tempo sofre desta obsessão com a arrumação que se desorienta perante a casa desarrumada que é uma família: ele é a filha que está doente, logo é preciso suspender o trabalhar esta semana; ele é o filho que está de férias, logo é preciso parar de trabalhar duas semanas ou um mês; ele é a sogra que está doente, logo é preciso passar uma semana fora; ele são as mudanças de trabalho dele ou dela, que forçam um permanente reajuste dos ritmos domésticos; ele é a falta de tempo para ler, ver a netflix ou ver o Benfica, porque o mais novo está com febre ou porque é preciso passar tempo com a mãe que está em convalescença; ele é o mais novo que afinal não quer ser advogado mas sim artista; ele é a mais nova que afinal não quer ser artista mas sim engenheira.

Quase nada no casamento obedece a uma lista predefinida de prazeres, projetos ou ambições. E não vale a pena pedir pausas ou fugas. A felicidade não está num fim de semana num hotel em Paris ou numa semana de praia sem os miúdos. Isso não é felicidade, é a negação da realidade. Um casamento que não encontra a felicidade na rotina instável do dia a dia é uma granada pousada na cómoda (já sem cavilha).

Quem não aceita esta desordem criativa da vida não consegue estar casado muito tempo. E a maioria das pessoas do nosso tempo não consegue de facto lidar com esta instabilidade que destrona o controlo absoluto do “eu”. O “eu” pós-moderno herdado do Maio de 68 quer o controlo absoluto. Mas claro que o absoluto controlo acaba na absoluta solidão, numa taxa de divórcios a rondar os 70%, em famílias minúsculas, em filhos únicos, velhos sozinhos ou abandonados.

Mas então qual é o segredo? Não há segredo. Há sacrifício e muito trabalho. As pessoas que se mantêm casadas não nasceram com um feitio casadoiro; estão é disponíveis para a renúncia e para mudar.

Se quiserem, o tal segredo não é ambicionar à quimérica estabilidade que conforta o nosso feitio fechado e intransigente; o truque é ir mudando o feitio, “é mudar junto”, como dizia há tempos Arnaldo Jabor.

O casamento não é uma ilha que se ergue, titânica, acima das águas do oceano. É, isso sim, uma frágil barcaça em constantes reparações em pleno alto mar. O casamento faz até lembrar aquele velho mestre cuja função era tapar os buracos no casco de madeira dos navios antigos. A entrada da água era inevitável, mas o naufrágio era evitável. Os navios mantinham-se à tona da imprevisibilidade devido ao trabalho invisível daquele mestre carpinteiro que selava buracos enquanto bombeava água borda fora.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Fátima Vilaça
    04 nov, 2018 11:20
    Já gostava de ler os textos do Henrique Raposo, mas a cada novo texto aqui encontrado fico com uma admiração gigante por este senhor com 'S'! Consegue ir contra o que é politicamente correto, retirando-lhes os alicerces com argumentação sólida e bom senso, expondo o que é vazio de sentido ou de humanidade. Continuem a dar-lhe espaço para nos ajudar, enquanto pais, a manter um ritmo contra corrente, em que eu sou na medida em que me viro para o outro, em que eu sou porque Deus me quis feliz nas minhas limitaçoes e dons. Obrigada Henrique Raposo!
  • Antonio de sousa
    26 out, 2018 Montreal Canada 11:55
    Bom dia cà do lado Atlantico só para dizer ao Raposo gostei do seu texto vi no facebook de uma amiga efui logo ler formidavél isto faz abrir os olhos a muita gente no dia de hoje é so treta e nada mais!!os tempos de hoje modaram muito como o Raposo diz a verdade sem sacrificios não se faz nada na vida e hoje em dia as pessoas pensam que se carrega no botão electronico da maquina e que jà resolveram o problema mas não fonciona assim a vida é dura e tem altos e baixos e quem não disser que é tudo facil é mentiroso é porque alguns nasceram em berços de ouro infelizmente para terminar muita gentinha de hoje e falo nas nossas comonidades portuguesas não estão preparadas para as leis da vida casamentos feitos maior parte à pressa como esse progama da Sic que não ensina nada de nada o que são as leis da vida e só se pensa na lua de melo! O Raposo sabe aquela frase do gordo o Mendes da RTP ( jà foste)
  • carmen
    04 set, 2018 Matosinhos 01:39
    Muita sabedoria e conhecimento de causa nestas palavras. Casamento é sem dúvida trabalho de rotina e sacrifício. É amor constante , um remar contra as marés dos imprevistos, do nervosismo à flor da pele. Casamento é resistência à adversidade. Em tudo isto estamos de acordo Henrique Raposo.
  • Paula Cristina Duque
    08 ago, 2018 machico Madeira 23:09
    Parabéns! maravilhoso o seu texto. tenho 4 filhos e consegui rever trechos da minha história neste texto, pelo que concordo perfeitamente. É uma aprendizagem, e se queremos ser felizes de forma consciente é manobrando consoante o acontecimento. Aceitação e muito amor! Paula Duque
  • Ana Queiroz
    01 jul, 2018 Guarda 20:54
    Fantástica lucidez do dia-a-dia do que é a resistência voluntária num casamento. Amei, Henrique!
  • neves carneiro
    12 jun, 2018 Lisboa 16:38
    Recomendo a leitura de um texto que ajuda a mergulhar um pouco mais naquilo que o Henrique fala: marriage is for losers. Gostei do realismo.
  • Nuxa
    12 jun, 2018 lisboa 15:28
    O casamento duradouro depende da disponibilidade das partes em assumir determinadas,responsabilidades e grandes tolerâncias.A vida começa e acaba com enormes transformações em tempos diferentes inevitáveis que se aceitam ou não.No seu decurso têm-se vivencias extraordinárias e desordens quase psicóticas. É um projeto inabalável para uns e uma simples ocorrencia para outros.O gostar de estar numa relação e a maturação da mesma é o q conduz a casamentos longos ,os restantes não casam ou então divorciam-se.
  • Raul Monteiro
    11 jun, 2018 Queluz 19:35
    Gostei do sentido geral da manutenção do matrimonio, dos meios que podem ser utilizados para que a união dos conjuges se consolide e não o contrário! Mas ter de ser um sacrifício creio firmemente o contrário. Quem ama de verdade NÃO CANSA NEM SE CANSA! Tudo é feito por AMOR. Por isso e porque não conheço melhor faça o favor de ler os versículos 4 a 7 do capitulo 13, da primeira carta do apostolo S.Paulo aos Coríntios. Verdadeiro HINO AO AMOR e a receita para os matrimonios longos e solidos. Abraço
  • Antonio Gomes
    11 jun, 2018 Fafe 08:19
    O casamento, como em tudo na vida, é uma união que visa a concretização de um conjunto de interesses de vida que temos (e que, na fase inicial, nem sabemos bem quais, mas temos a ideia de ser por ali). Discutir a ignição da paixão (que se transforma, ou não, em couraça de casamento, e que "é exterior à nossa capacidade de programação e antecipação", já é uma prova que não só não nos conhecemos, como não sabemos bem no que nos vamos meter. Quanto ao "controlo absoluto",advir do "Maio de 68"... é mais provável que resulte da santa ignorância de séculos de obscuridade imposta pelo catolicismo e pela falta de respostas a esta e à maioria das grandes questões com que a sociedade se defronta — hoje e desde então —, pela simples razão de viver da mentira de Deus para ganhar dinheiro.
  • Albino Pereira da Silva Silva
    09 jun, 2018 Ribeira de Pena 23:20
    Sacrifício e disponibilidade para a renúncia e para a mudança, com a graça de Deus: este o meu segredo para 37 anos de casado, partilhado pela minha querida esposa.