Tempo
|
Luís Cabral
Opinião de Luís Cabral
A+ / A-

Opinião de Luís Cabral

​CO2

08 jun, 2018 • Opinião de Luís Cabral


Infelizmente, passadas décadas de debate sobre o problema, pouco ou nada se fez nesse sentido. A pressão de algumas empresas e de alguns países são os principais responsáveis.

Em entrevista à Renascença, Jean Tirole, Prémio Nobel da Economia, fala sobre poluição, inteligência artificial e outros temas. A entrevista vem a propósito do livro de Tirole, "Economia do Bem Comum", recentemente traduzido para português.

Os políticos, os cientistas sociais, a Igreja — múltiplos intervenientes — opinam sobre o bem comum. Neste contexto, o que é talvez mais característico da Economia é lembrar que não é possível atingir o bem comum sem compreender os interesses privados.

Consideremos o caso concreto da poluição. A evidência científica e económica sugere que as emissões de CO2 são superiores ao que o bem comum exige. No entanto, apesar das múltiplas exortações dirigidas aos países, às empresas e aos consumidores, o ritmo de emissões mantém-se demasiado elevado.

A perspectiva da Economia, como digo, distingue-se pelo ênfase no problema dos incentivos. Não bastam as exortações: até que os agentes "sofram" directamente cada vez que as suas acções contribuem para o nível de CO2, até que isso aconteça o problema manter-se-á, ou inclusivamente tornar-se-á mais grave.

Chegamos assim a uma das propostas de Tirole: que as emissões de carbono seja taxadas. Aliás, a ideia não é de Tirole; trata-se de uma das poucas ideias que reúnem consenso quase universal.

Infelizmente, passadas décadas de debate sobre o problema do CO2, pouco ou nada se fez nesse sentido. Não por falta de vozes (nomeadamente vozes de economistas como Tirole) a favor do imposto sobre o CO2, preferivelmente um imposto único.

A pressão de algumas empresas e de alguns países são os principais responsáveis pela falta de progresso neste campo. Mais uma vez, os interesses privados.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • MASQUEGRACINHA
    09 jun, 2018 TERRADOMEIO 15:53
    E suponho que os ditos "desportos motorizados", terrestres, aquáticos e aéreos, verdadeiras potências da poluição atmosférica e sonora, venham a ter um estatuto de Excepção Privilegiada nessa história das taxas, em virtude do seu evidente interesse público para a moralização e gáudio das massas. Tanta (aliás, útil) chateação com a poluição, mas a esses, que poluem mais num "evento" do que a Avenida da Liberdade num mês, ninguém chateia... Arrastam milhões de massas, está visto, e daquelas que também está visto que enchem os bolsos a pouquíssimos happy few. A conversa da treta habitual, portanto: muitos desgraçadinhos a pagar para não poluir, para compensar os poucochinhos felizardos que podem ir gozando a vida. E gozando as massas, claro está.
  • João Lopes
    08 jun, 2018 Viseu 15:27
    Artigo muito interessante!
  • JOAQUIM SFS
    08 jun, 2018 TOJAL 11:14
    "Chegamos assim a uma das propostas de Tirole: que as emissões de carbono seja taxadas. Aliás, a ideia não é de Tirole; trata-se de uma das poucas ideias que reúnem consenso quase universal.". O comportamento do Universo, no seu todo, já não se rege como à anos pelas leis da física universais, assim como: a medicina, as ciências da natureza e as próprias ciências sociais e politicas. É ver as medidas e opiniões contraditórias de comentadores, cientistas e políticos, entre outros. O efeito estufa sempre existiu, sempre existirá e o homem tem culpa em parte. Taxa de carbono é um imposto universal. Imposto aos ricos, para matar os pobres e assim reduzir a população universal a poucos milhões e num espaço de tempo curto. Com este imposto pagam-se: preservativos que são distribuídos pelos países mais pobres, fomentam-se campanhas de planeamento familiar, apoiam-se clínicas de aborto, campanhas de vacinação, pouco saudáveis e toda a propaganda LGBT, pois estes, não procriarão. Esta doutrina surgiu a seguir à II G.G. em um pais, iluminado por Lúcio, que este só conseguiria dominar o mundo se reduzisse a população mundial, ou pelo menos a controlasse.