Emissão Renascença | Ouvir Online
Da Capa à Contracapa
Os grandes temas da atualidade em debate à Terça-feira, depois das 23h, na Edição da Noite. Uma parceria da Renascença com a Fundação Francisco Manuel dos Santos.
A+ / A-
Arquivo
Da Capa à Contracapa - As Pescas em Portugal - 02/06/2018

Da capa à contracapa

As pescas em Portugal

02 jun, 2018


O mar de Portugal é caso paradoxal: com 1.610 quilómetros de costa, o país é palco frequente de polémicas, sobretudo no setor das pescas. São convidados desta semana Álvaro Garrido e Eurico Monteiro.

Muitos nomes grandes da lusofonia escreveram e cantaram o mar português, sempre tão presente nas nossas vidas: na cultura, nos costumes, na gastronomia, na indústria e nas artes.

São tantos os quilómetros de costa que até a música do genérico deste programa, da autoria de Mário Laginha, parece tocar o nosso mar.

Mas não são só rosas… Seja por causa das quotas ou do preço do peixe, dos salários ou da invasão de barcos e peixe estrangeiros, os problemas parecem não ter fim à vista.

Álvaro Garrido, investigador e professor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, resolveu debruçar-se a sério sobre o tema e, com contributos de pescadores, armadores, cientistas e decisores políticos, acaba de lançar uma história das pescas portuguesas e um retrato do atual estado do setor – o ensaio “As Pescas em Portugal”, editado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos.

Aqui são lançadas as bases para um debate urgente e sério sobre as pescas em Portugal. E é parte desse debate sobre as pescas em Portugal que se faz neste programa, com Álvaro Garrido e Eurico Monteiro, antigo Diretor Geral das Pescas.

O Da Capa à Contracapa é uma parceria da Renascença com a Fundação Francisco Manuel dos Santos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.