Emissão Renascença | Ouvir Online
Espaço do Consumidor
Um espaço para responder a todas as dúvidas dos consumidores (terças e quintas, depois das 11h15)
A+ / A-
Arquivo
Espaço do Consumidor - Proteção de dados - 24/05/2018

Espaço do Consumidor

Proteção de dados. Sabia que não tem de responder a todos esses e-mails?

24 mai, 2018 • Fátima Casanova


As empresas pretendem dar cumprimento ao novo regulamento geral de proteção de dados. Mas será necessário?

Por estes dias, certamente tem andado a receber e-mails com pedidos para autorizar que os seus dados pessoais sejam usados. É a consequência da nova legislação sobre proteção de dados, que entra em vigor a 25 de maio de 2018.

Mas os cidadãos que já têm uma relação com uma empresa não têm necessidade de dar autorização para que esta possa tratar os seus dados.

Portanto, esses e-mails que têm estado a chegar às caixas de correio não têm razão de ser, de acordo com esclarecimentos da Comissão Nacional de Proteção de Dados.

Os direitos dos cidadãos

- Direito à informação: o titular tem direito a saber como, com que finalidade e durante quanto tempo os seus dados serão utilizados. Se não concordar pode opor-se;

- Direito a ser notificado: sempre que forem violados dados com risco para o seu titular, este deve ser notificado;

- Direito de acesso: os cidadãos podem obter acesso aos dados que lhes digam respeito;

- Direito à portabilidade: o cidadão pode receber todos os seus dados e enviá-los a outra empresa;

- Direito ao esquecimento: dados têm de ser apagados se alguém retirar consentimento;

- Direito de retificação: os cidadãos têm o direito a alterar os dados que lhes dizem respeito.

Os deveres das empresas

- Têm de nomear um encarregado de proteção de dados, caso os dados recolhidos sejam sensíveis ou se esta for a sua atividade principal. Este encarregado faz a ponte entre cidadãos e a Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD);

- Têm de ter autorização explícita do titular de dados. Não se aplica o ditado popular “quem cala consente”;

- Têm de explicar o motivo de recolha dos dados, finalidade e durante quanto tempo são guardados;

- São obrigadas a manter o registo de todas as atividades relacionadas com o tratamento de dados;

- São obrigadas a notificar, sem demora, os cidadãos caso haja violação de dados e, num prazo de 72 horas, a Comissão Nacional de Proteção de Dados.

Privacidade "online". Até que ponto estamos protegidos?
Privacidade "online". Até que ponto estamos protegidos?
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • onix@sapo.pt
    28 mai, 2018 porto 18:50
    muito bem
  • Anónimo
    24 mai, 2018 21:34
    É um bocado óbvio que ninguém tem que responder a algum desses e-mails. Nem os e-mails dizem algo do género "por favor responda".
  • Filipe
    24 mai, 2018 évora 19:43
    A CNPD devia ter vergonha em publicitar certas regras alegadamente transcritas da UE quando as entidades ligadas ao Estado são elas próprias violadoras da lei e mesmo criminosas . Vejamos , um determinado cidadão é condenado por um tribunal , transita em julgado e cumpre pena . A pena extingue-se nos crimes leves ou apaga-se o registo criminal ao fim de 5 anos . No entanto , os capangas do Ministério Público e órgãos de polícias criminal , continuam a ter nos supercomputadores deles a informação relativa ao sujeito durante 15 ... 20 ... ou perpetuamente , confrontando os sujeitos sempre que são chamados lá com esses crimes já EXTINTOS ! Uma vergonha NACIONAL que ninguém quer saber ! A ANSR igualmente ! Devia apagar ao fim de 5 anos o cadastro de contraordenações e no entanto continuam lá por anos a fio e nos computadores da máfia da GNR . Tenham pois cuidado com a alegada lei de proteção de dados pois não passa em Portugal de um embuste !