Tempo
|
Economia das Coisas
O que não sabe, mas vai gostar de saber sobre Economia. Segundas-feiras às 9h40 e 17h40 (reposição)
A+ / A-
Arquivo
Economia das Coisas - Abacates, bananas e o comércio  internacional - 21/05/2018

Economia das Coisas

Abacates, bananas e o comércio internacional

21 mai, 2018 • Paulo Ribeiro Pinto


O comércio internacional é um dos combustíveis para o motor do crescimento económico mundial. Hoje, falamos das trocas comerciais e de como a criação de tarifas pode deixar todos pior.

Quando vai ao supermercado comprar abacates do México, bananas do Equador, mangas do Brasil, pêras da África do Sul ou romãs de Israel pode agradecer ao comércio internacional.

Mas o que é isso? “É o comércio entre a União Europeia e os EUA, entre os Estados Unidos, a União Europeia e a China… portanto, entre nações do mundo. É um bocadinho diferente de comércio interno, na medida em que as fronteiras existem e, portanto, há algumas barreiras naturais outras artificiais”, descreve o professor de Economia, da Nova School of Business and Economics, Luís Campos e Cunha.

Uma dessas barreiras artificiais podem ser as tarifas, como aquelas que o presidente norte-americano, Donald Trump, quer impor e que podem deixar todos numa situação pior.

Ou seja, entramos numa guerra comercial, que pode ser tão devastadora como uma guerra convencional.

O comércio internacional tem de ter regras. Por exemplo, para proteger os países mais pobres e, desde que elas sejam cumpridas e justas, todos podem ficar numa situação melhor.

Uma das ideias mais extraordinárias tem 200 anos e refere-se à vantagem comparativa: quando um país produz, por exemplo, camisolas de forma mais eficiente do que o vizinho, que é melhor a produzir vinho, a teoria económica evoluiu muito desde então.

Da próxima vez que for ao supermercado, exercite a sua curiosidade e veja a origem dos produtos. Pode ficar surpreendido com os milhares de quilómetros que já percorreram até chegar às suas mãos.

Para críticas e sugestões pode enviar um email para: paulo.pinto@rr.pt

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.