Emissão Renascença | Ouvir Online
Da Capa à Contracapa
Os grandes temas da atualidade em debate à Terça-feira, depois das 23h, na Edição da Noite. Uma parceria da Renascença com a Fundação Francisco Manuel dos Santos.
A+ / A-
Arquivo
Da Capa à Contracapa - A saúde mental dos portugueses - 19/05/2018

A saúde mental dos portugueses

19 mai, 2018


Esta semana olhamos para a saúde mental dos portugueses e as políticas de futuro na saúde mental. São convidados José Caldas de Almeida, psiquiatra e professor catedrático, e Fernando Leal da Costa, antigo secretário de Estado e Ministro da Saúde, numa conversa moderada pelo jornalista José Pedro Frazão.


A esperança média de vida aumentou. Vamos viver mais, mas isso será necessariamente bom? Para o que nos devemos preparar e como?

As políticas de futuro na saúde mental é um dos maiores desafios das sociedades do século XXI. Porque é do debate de ideias que nasce uma visão do que somos e do que queremos ser, esta semana olhamos para a saúde mental dos portugueses em particular.

O "Da Capa à Contracapa" é um espaço de debate para conhecer melhor os portugueses, Portugal e o mundo, numa parceria com a Fundação Francisco Manuel dos Santos.

Pode ouvir na Renascença aos sábados, às 9h30. Ou, sempre que quiser, em podcast ou em rr.sapo.pt.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • retui
    21 mai, 2018 lisboa 12:16
    Se olharmos para a pirâmide fornecida pela pordata verificamos q a partir do 65 anos portugueses morrem como tordos.A saúde mental tem a ver co degradação económica,da comunicação social.da mobilidade dos apoios dos políticos e das mudanças rápidas das sociedades.Gerontologistas médicos deveriam já existir centenas e os velhadas acima dos 65 anos ou menos serem por eles acompanhados.Mas quem defendeu a medicina indiferenciada não constitui mais valia pró debate.A governança da medicina publica e privada tem que mudar e o exercício tb.Revejam-se nas consultas de grupo do IPO estiloEUA c decisoes multidisciplinares .Somos país pobre em tudo ,portanto não podemos ter mercedes,porches AUDIS etc de alta gama porque não há cacau.