Emissão Renascença | Ouvir Online
Espaço do Consumidor
Um espaço para responder a todas as dúvidas dos consumidores (terças e quintas, depois das 11h15)
A+ / A-
Arquivo
Espaço do Consumidor - Simulador de reformas - 10/05/2018

Espaço do Consumidor

Quer saber quando se pode reformar e quanto vai receber?

10 mai, 2018


As respostas são agora mais fáceis de obter: a qualquer hora basta ligar-se ao site da Segurança Social, onde encontra um simulador de pensões, que permite conhecer a idade estimada de reforma e o valor esperado de pensão.

O objetivo da nova ferramenta digital é ajudar os cidadãos a decidir sobre o momento da reforma, tendo em conta as bonificações e penalizações aplicáveis.

A simulação é feita com base nas regras em vigor, como por exemplo, a idade legal da reforma, que agora é de 66 anos e 4 meses, e que todos os anos tem sofrido alterações.

Os cálculos apresentados no simulador têm apenas em conta as contribuições para a Segurança Social, deixando de fora descontos para outros sistemas.

Para aceder a este simulador é preciso estar registado na Segurança Social Direta.

Como aceder ao simulador:

- Entre em www.seg-social.pt

- Clique em Segurança Social Direta, que está no topo da página, ao centro.

- Introduza o seu número de Segurança Social e a password de acesso ao serviço. Caso não esteja registado, é nesta página que o poderá fazer. Num prazo de cinco dias recebe a palavra-chave em casa.

- Quando entrar na sua área aparecem 6 opções: Conta-corrente, Família, Emprego, Doença, Ação Social e Pensões.

- Clicar em pensões e aparecem diferentes opções. O simulador está em destaque.

Como utilizar o simulador:

Ao entrar no simulador tem duas possibilidades: optar pela Simulação automática ou pela Simulação à medida.

Simulação automática – disponível para a Pensão de Velhice do regime geral. Permite saber o valor estimado da pensão de velhice com base nos salários existentes no sistema informático da Segurança Social. Com esta simulação o utilizador fica a saber o valor bruto estimado da pensão, quando atingir a idade legar de reforma (66 anos e 4 meses).

Pode ainda simular com outra data e ficar a conhecer o valor bruto da pensão, assim como as bonificações ou penalizações na nova data.

A simulação automática só está disponível para quem tem mais de 15 anos de descontos.

Simulação à medida – disponível para Pensão de Velhice e também para Pensão de Invalidez Absoluta e Pensão de Invalidez Relativa, do regime geral.

Nesta opção o utilizador pode introduzir dados como a data a que pretende reformar-se, alterar a taxa de crescimento dos seus salários futuros ou a taxa de inflação.

O simulador prevê também as pensões antecipadas por desemprego de longa duração e por flexibilização de idade.

Saiba mais:

http://rr.sapo.pt/artigo/81921/tem-os-seus-descontos-na-seguranca-social-em-dia

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.