A+ / A-

Santa Casa cria iniciativas de apoio aos Cuidadores Informais


Descubra as iniciativas que a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa tem para apoiar os cuidadores informais e promover a sua formação

Prestar cuidados e assistência a outras pessoas, geralmente a um familiar, amigo ou vizinho é um papel que mais de 800 mil portugueses já assumiram. São cuidadores informais, fazem um trabalho essencial, mas não são remunerados por isso.

Cabe a estes cuidadores auxiliar outras pessoas em inúmeras tarefas, desde a alimentação à administração de medicamentos, passando pelos cuidados da higiene ou deslocações.

Cuidar de alguém que é parcial ou totalmente dependente de auxílio no seu dia-a-dia é uma tarefa permanente. Atualmente cerca de 80 por cento dos cuidados continuados no nosso país são prestados por familiares, amigos e vizinhos.

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa é uma instituição de referência na prestação de cuidados formais a pessoas em situação de dependência, seja em ambiente institucional, seja em ambiente doméstico.

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa apoia estes cuidadores informais, seja através da formação constante e continuada, seja através da disponibilização de recursos institucionais, que assegurem períodos de descanso e repouso dos próprios cuidadores.

Para garantir a qualidade de vida de todos os que necessitam e recebem cuidados, a Santa Casa disponibiliza um conjunto de vídeos tutoriais que ajudam o cuidador informal a melhor compreender, em diversas situações, como melhor deve atuar, no sentido de aliviar tensão e cansaço.

Ao longo das próximas semanas vamos disponibilizar esses vídeos aqui no site da Renascença. Se presta cuidados como cuidador ou se conhece alguém que seja um cuidador informal veja e partilhe estes vídeos.

Assim, todos podem beneficiar e prestar os melhores cuidados possíveis.

Tutorial SCML - Como subir rampas com cadeira de rodas
Tutorial SCML - Como subir rampas com cadeira de rodas
Tutorial SCML - Como subir passeios com cadeira de rodas
Tutorial SCML - Como subir passeios com cadeira de rodas
Tutorial SCML - Subir escadas com duas canadianas, bengala ou tripé
Tutorial SCML - Subir escadas com duas canadianas, bengala ou tripé
Tutorial SCML - Como posicionar a pessoa de lado na cama com almofadas
Tutorial SCML - Como posicionar a pessoa de lado na cama com almofadas
Tutorial SCML - Como se levantar após uma queda
Tutorial SCML - Como se levantar após uma queda
Tutorial SCML - A Postura do Cuidador para Mover a Pessoa que Está a Cuidar
Tutorial SCML - A Postura do Cuidador para Mover a Pessoa que Está a Cuidar

Protocolo com a Associação Cuidadores de Portugal e Centro de Recursos de (In) Formação Cuidadores Informais

Para além destes tutoriais, a Santa Casa celebrou ainda um protocolo com a Associação Cuidadores de Portugal (CuiP), com o objetivo de fomentar o trabalho conjunto das duas instituições e de melhorar a qualidade de vida dos cuidadores informais e da sua família.

Foi também criado um Centro de Recursos de (In) Formação Cuidadores informais, que tem, entre os seus objetivos, formar e habilitar os cuidadores informais; ajudar e apoiar psicologicamente os cuidadores e a sua família; prevenir o risco de sobrecarga física e emocional dos cuidadores; contribuir para que este papel seja reconhecido e para que tenham os seus direitos salvaguardados.

Pode entrar em contato com este Centro e solicitar formação, ajuda e apoio, através do e-mail cefc@scml.pt ou pelo número de telefone 218413015.

Feira do Cuidador

A Santa Casa da Misericórdia é uma das entidades que integra o Grupo de Trabalho Intervenção em Públicos-Alvo - Pessoas Idosas do CLAS-Lx (Conselho Local de Ação Social de Lisboa), que coorganiza e participa ativamente na Feira do Cuidador, que ocorre habitualmente em outubro.

Esta Feira pretende reconhecer, dignificar e apoiar o papel do cuidador, num encontro que privilegia a partilha de experiências e de informação.

Semana de Descanso do Cuidador

Em 2017, a Santa Casa da Misericórdia implementou a “Semana de Descanso do Cuidador”.

Nessa semana, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa convidou pais, mães e avós que tratam de familiares (dos 16 aos 45 anos) diagnosticados com paralisia cerebral, síndrome de West, autismo, multideficiências ou mobilidade reduzida, a passar uma semana de férias na colónia de São Julião da Ericeira.

Sabendo que os cuidadores sofrem de uma elevada carga emocional, física e também um enorme desgaste, esta semana oferece um Programa de Bem-Estar e de inclusão social ao cuidador.

Este ano, a iniciativa voltará a repetir-se, com a ajuda de uma equipa constituída por vários colaboradores de diversos serviços da Santa Casa, ligados essencialmente à área de apoio Social e de Saúde.

Durante esta semana, que decorrerá na Colónia de São Julião, a sete quilómetros da Ericeira, serão desenvolvidas uma série de atividades lúdicas, tanto para os cuidadores informais, como para seus familiares de quem cuidam.

Passeios, idas à praia, sessões de beleza e bem-estar, piqueniques, jantares de convívio, sessões fotográficas, de culinária, são algumas das atividades previstas.

Os principais objetivos desta semana para os cuidadores são proporcionar-lhes um período de descanso, promover a melhoria da autoestima e promover a partilha de experiências entre pares e funcionários, enquanto pessoas únicas.

Manual de Boas Práticas

A Santa Casa da Misericórdia desenvolveu também um Manual de Boas Práticas para a utilização de produtos de apoio para cuidadores informais. Este Manual vai ao encontro da estratégia de inovação e qualificação das respostas sociais da Santa Casa de Misericórdia, visando apoiar a rede de cuidados às pessoas com mobilidade reduzida ou portadoras de deficiência. Esta rede assenta exatamente nos cuidadores informais.

Este manual está disponível de forma totalmente gratuita e pode ser descarregado na página web da Santa Casa da Misericórdia, na área da Ação Social.

Programa “Lisboa, Cidade de Todas as Idades” não esquece Cuidadores Informais

O “Lisboa, Cidade de Todas as Idades” consiste numa estratégia para a cidade e tem como missão dar uma resposta integrada à população com mais de 65 anos.

Este Programa resulta de uma parceria entre a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e a Câmara Municipal de Lisboa, e tem como objetivos implementar respostas integradas, articuladas e de proximidade, assim como promover a qualificação da intervenção junto desta camada populacional. Por sua vez, para conseguir alcançar estes objetivos foram definidas um conjunto de medidas que assentam em 3 eixos estratégicos: Vida Ativa, Vida Autónoma e Vida Apoiada.

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa é responsável por várias medidas deste Programa. Uma delas, integrada no eixo “Vida Autónoma”, consiste em prestar um serviço de apoio ao Cuidador Informal através da Rádio, com o objetivo de capacitar os cuidadores informais de ferramentas que lhes permitam prestar melhores cuidados (através de pequenos vídeos tutoriais, por exemplo), ao mesmo tempo que pretende prevenir o risco de sobrecarga e stress destes cuidadores.

Para saber mais sobre este programa contacte a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa através do endereço lisboacidadetodasidades@scml.pt.


Com esta presença em rádio, que tem com meta chegar aos 6 mil cuidadores informais, pretende-se também dar a conhecer ao público em geral o que é isto de ser cuidador informal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.