Emissão Renascença | Ouvir Online
Espaço do Consumidor
Um espaço para responder a todas as dúvidas dos consumidores (terças e quintas, depois das 11h15)
A+ / A-
Arquivo
Espaço do Consumidor - Passwords seguras - 08/05/2018

Espaço do Consumidor

Utiliza a mesma "password" para tudo? Cuidado...

08 mai, 2018


Ao utilizar a mesma "palavra-passe", fica exposto a maiores riscos.

Há muitos utilizadores que usam a mesma senha de acesso para todas as suas contas "online", o que é um perigo caso esta seja descoberta, porque facilita a vida dos hackers

Conscientes das ameaças, as empresas têm exigido diferentes padrões de passwords no momento de registo: letras maiúsculas, minúsculas, números, e até mesmo caracteres, para que os utilizadores criem passwords mais seguras e difíceis de serem descobertas.

Como deve ser uma password segura?

1 - Faça uma password com, pelo menos, 15 caracteres;

2 - Combine letras, números e símbolos. A maioria dos utilizadores opta por datas de aniversário, lugar de nascimento ou nome dos pais. Contudo, dados como esses são fáceis de serem encontrados na internet, como é o caso do Facebook.

3 - Não “recicle” passwords, como por exemplo: Maria1, Maria2, Maria3. Crie passwords fortes e exclusivas para contas "online" importantes como aquelas que estão ligadas ao banco.

4 - Não altere sistematicamente as suas passwords. Não é isso que vai impedir um "hacker" de as descobrir. Isso apenas dificulta a sua capacidade de memorizar as novas passwords.

5. Nunca partilhe a palavra-passe com ninguém, bem como o método utilizado para a sua criação.

6 - Se partilhar computadores com familiares/amigos, crie outra conta de utilizador. Não seria uma questão de confiança com a pessoa em causa, mas o familiar/amigo pode ser persuadido a revelar a palavra-passe ou mesmo fazê-lo acidentalmente.

7 - Não guarde a password no seu computador. É uma opção oferecida pelos navegadores da Internet, que até pode dar jeito, mas está a expor-se e a facilitar o caminho para que estranhos acedam à sua conta a partir do seu computador.

8 - A dificuldade de escolher e memorizar uma palavra-passe segura é apenas um mito. O importante é escolher um conjunto de símbolos e figuras com um significado pessoal.

9 - Coisas a não fazer: optar por uma combinação sem sentido e guardá-la em papel, numa drive ou noutro qualquer dispositivo, porque não é seguro.

10 – Tenha em tenção às combinações que faz, por exemplo, se um "hacker" descobrir um utilizador que se aproveita das letras das suas músicas preferidas para criar as palavras-passe, pode analisar o perfil do mesmo nas redes sociais e aceder à conta.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.