Emissão Renascença | Ouvir Online
Ribeiro Cristovão
Opinião de Ribeiro Cristovão
A+ / A-

Dia D(ragão)

07 mai, 2018 • Opinião de Ribeiro Cristovão


Face à igualdade sem golos registada entre os dois velhos rivais de Lisboa, emergiu o Futebol Clube do Porto entronizado campeão quando ainda comodamente se encontrava instalado no sofá.

A possibilidade de o Futebol Clube do Porto começar a festejar o título de campeão nacional na noite do derby de Alvalade não era uma previsão consensual, sabendo-se que tanto o Sporting como Benfica tinham especial interesse inteiramente positivo embora por razões diametralmente opostas.

Os encarnados tinham por objectivo garantir o assalto ao segundo lugar da classificação, enquanto os leões tinham em mente libertar-se de uma vez por todas da incómoda perseguição das águias e tomar assento numa posição que garante o acesso à cada vez mais milionária Liga dos Campeões Europeus.

Por esse lado, o empate registado em Alvalade deixou tudo em aberto e pendente até à jornada do próximo fim-de-semana. É verdade que o Sporting está mais próximo de se fixar no segundo lugar mas, para isso, não pode ceder um ponto sequer no jogo da Madeira.

Já o Benfica tem, primeiro, que conquistar dois pontos frente ao Moreirense e, depois, ficar a aguardar por esse desafio também muito importante para os leões.

No meio de tudo isto, e face à igualdade sem golos registada entre os dois velhos rivais de Lisboa, emergiu o Futebol Clube do Porto entronizado campeão quando ainda comodamente se encontrava instalado no sofá. É uma expressão corrente, mas verdadeira.

Daí para a grande festa foi um pequeno salto: a cidade Invicta vestiu-se de azul e branco e, na rua, um mar de gente vinda de todos os lados da velha urbe, extravasou um entusiasmo sem limites, que prosseguiu no sábado e teve ontem o seu grande epílogo no estádio do Dragão, onde foi possível registar momentos inesquecíveis que ficam para a história de clube habituado a vencer, e não se resignava com quatro de jejum que fazia aumentar a cada dia a sua ansiedade.

Sobre a justiça da vitória portista está praticamente tudo.

Sobre a mesma é visível até um consenso muito alargado, e ao qual apenas podem escapar espíritos pouco preparados para aceitar o triunfo dos seus adversários.

O dia D do Futebol Clube do Porto ainda vai continuar por mais uma semana.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.