Emissão Renascença | Ouvir Online
O Mundo em Três Dimensões
Números que contam histórias de segunda a sexta-feira (05h40, 17h50 e 21h05).
A+ / A-
Arquivo
O Mundo em Três Dimensões - Telemóveis e SMS - 04/05/2018

O Mundo em Três Dimensões

Já reparou que cada SMS que envia tem (só) 160 caracteres?

07 mai, 2018 • André Rodrigues , Paulo Teixeira (sonorização)


A SMS ainda se usa mas tem sido progressivamente substituída por outros serviços de texto como o Messenger ou Whatsapp. Porque os dados móveis tornaram-se mais acessíveis e permitem enviar mensagens mais longas.

É difícil encontrar hoje alguém que não tenha pelo menos um telemóvel. Aliás, o barómetro de telecomunicações da Marktest divulgado em agosto do ano passado revela que há pelo menos 6,5 milhões de portugueses com smartphones, o que representa mais de dois terços do total de utilizadores de telemóvel.

Em toda a história da tecnologia, o sector das telecomunicações foi o que cresceu a um ritmo mais acelerado. Tão acelerado que quase já nem nos lembramos de como era há 10, 15 ou 20 anos.

Ainda se lembra de quando os telemóveis deixaram de fazer só chamadas para também passarem a enviar mensagens escritas? O primeiro texto enviado para um telemóvel tinha apenas 15 caracteres e foi testada no Reino Unido a 3 de dezembro de 1992.

Dizia 'Merry Christmas' (Feliz Natal, em inglês) e foi escrita por Neil Papworth um jovem engenheiro informático para testar uma nova tecnologia.

Chegados aqui, o SMS ainda se usa mas tem sido progressivamente substituída por outros serviços de texto como o Messenger ou Whatsapp. Porque os dados móveis tornaram-se mais acessíveis e permitem enviar mensagens mais longas.

Sim, porque a maioria destas mensagens curtas de texto tem um limite de 160 caracteres. E isso não é uma mera opção, nem sequer é culpa da sua operadora.

Se num SMS cabem 1.120 bits - e no modo GSM 3.38 cada caracter tem uma dimensão 7 bits - é fácil percebermos que sejam possíveis introduzir 160 caracteres num único SMS.

Mas no caso dos telemóveis mais antigos, o modo Unicode limita o total de caracteres a 70.

É poucochinho, só que num cenário de colapso do 4G, o SMS é mais fiável e necessita de rede mínima para transmitir texto.

Mas quantas palavras conseguimos escrever num minuto? Não sei como é consigo, mas por cá o resultado foram 36 palavras em 60 segundos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.