Tempo
|
Jacinto Lucas Pires-Henrique Raposo
Um escritor, dramaturgo e cineasta e um “proletário do teclado” e cronista. Discordam profundamente na maior parte dos temas.
A+ / A-
Arquivo
Henrique Raposo-Jacinto Lucas Pires - Manuel Pinho e o caso EDP - 23/04/2018

Lucas Pires/Henrique Raposo

"Há um bloco central dos interesses que se protege de maneira muito pouco transparente"

23 abr, 2018


Henrique Raposo e Jacinto Lucas Pires comentam o caso que envolve a EDP e o ex-ministro Manuel Pinho e ainda a entrevista do vice-presidente do PSD Castro Almeida à Renascença e ao jornal "Público".

“São sempre os mesmos: EDP, BES, PT…”, diz Henrique Raposo. Jacinto Lucas Pires não tem dúvidas: “é preciso investigar, investigar e perceber o que há aqui de criminoso” e “o que não terá nada de criminal, mas que seja, do ponto de vista ético, inconcebível”.

O antigo ministro da Economia Manuel Pinho (PS) é suspeito de ter recebido meio milhão de euros do Grupo Espírito Santo enquanto exercia funções, em troca de benefícios alegadamente concedidos à EDP. A empresa pagou-lhe depois uma cátedra na Universidade de Columbia, nos EUA.

O facto de “a EDP ter financiado um modo de vida nova-iorquino a Manuel Pinho” já “era suficiente para nós, como sociedade, renegociarmos tudo o que aquele cavalheiro tinha feito como ministro”, defende Henrique Raposo.

Diz o comentador que “se juntou aqui o pior da direita com o pior da esquerda: a elite do BES com uma elite agregada ao PS”.

Outro tema em debate foi a entrevista, à Renascença e ao jornal “Público”, do social-democrata Manuel Castro Almeida, no programa Hora da Verdade.

O vice-presidente do PSD fala sobre os acordos assinados entre o PSD e o Governo e sobre os futuros entendimentos, por exemplo, na Saúde e na Justiça.

Na opinião de Jacinto Lucas Pires, “ainda não temos um programa alternativo real” da parte do PSD.

Henrique Raposo recorre à capa do “Público” desta segunda-feira para concluir que “o bloco central [PS/PSD] não precisa de uma forma explícita e legal” para existir sociedade.

“Às vezes o PCP tem mesmo razão: o bloco central dos interesses existe mesmo. Há um bloco central dos interesses que se protege de maneira muito pouco transparente”, afirma.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.