Emissão Renascença | Ouvir Online
Francisco Sarsfield Cabral
Opinião de Francisco Sarsfield Cabral
A+ / A-

A era da dívida não acabou

20 abr, 2018 • Opinião de Francisco Sarsfield Cabral


O crédito ao consumo está a crescer perigosamente. Recomenda-se mais prudência, a quem pede e a quem concede empréstimos.

Soube-se esta semana que o crédito bancário ao consumo continua em crescimento acelerado. Nos dois primeiros meses deste ano esse crédito foi 18% superior ao período homólogo de 2017. E é mais do dobro do crédito ao consumo concedido em Janeiro-Fevereiro de 2013. Os empréstimos para compra de automóvel subiram 8% no início do ano corrente, em relação ao período homólogo de 2017. Mas não subiram os empréstimos para educação, saúde, energias renováveis e locação de equipamentos.

Apesar dos avisos do Banco de Portugal e de instituições como a DECO, o consumo merece a preferência de quem pede emprestado e de quem empresta, ao passo que o investimento empresarial não revela dinamismo. Sacrificamos o futuro em benefício do presente.

Claro que a economia portuguesa está a crescer, o que é bom. Mas todas as previsões apontam para um abrandamento significativo desse crescimento nos anos seguintes a 2018. E voltaremos a distanciar-nos das médias europeias. Daí a prudência do ministro Centeno, agora. Negativa foi a imprudência de Centeno não ter travado a propaganda governamental de que tínhamos “virado a página da austeridade”. Ainda na segunda-feira passada, em entrevista ao “Público”, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, elogiou enfaticamente a proeza do seu governo de ter acelerado o crescimento da economia sem “políticas austeritárias”. No debate quinzenal desta quinta-feira, na Assembleia da República, o primeiro-ministro veio de novo com a bandeira do fim da austeridade. Qualquer dia acredita mesmo naquilo que diz - enche-lhe o “ego”, mas não é bom para o país.

Muita gente prefere ouvir coisas agradáveis, embora pouco verdadeiras. Assim o português convence-se de que Portugal passou a ser um país rico. Então o português compra como se fosse rico; se não tem dinheiro, pede emprestado. Quando chega a hora de pagar os empréstimos, é o drama para muitas famílias. Drama que se repete. Não aprendemos nada.

Não repararam que temos a maior carga fiscal de sempre. E que no próximo ano pode haver mais subidas de impostos, nomeadamente nos indiretos, socialmente inaceitáveis (tanto paga o rico como o pobre). Entretanto, por falta de manutenção e investimento público, o Serviço Nacional de Saúde piora a olhos vistos. E noutros serviços públicos, das prisões às forças armadas, as coisas não são muito melhores.

Não será grande consolação saber que não estamos isolados na ilusão. O FMI tocou há dias as campainhas de alarme, porque a massa global emprestada no mundo é excessiva. A divida global é superior ao dobro do valor dos bens e serviços produzidos. E o conjunto dos sectores público e privado está agora mais endividado do que no auge da crise financeira, há uma década. Não há meio de sairmos da era da dívida.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.