12 abr, 2018 • André Rodrigues , Paulo Teixeira (sonorização)
Em 24 horas, a Liga dos Campeões perdeu o Barcelona e viu o Real Madrid passar um mau bocado em casa frente à Juventus. No primeiro caso, a Roma contrariou a derrota por 4-1 na Catalunha com um surpreendente 3-0 no seu Estádio Olímpico.
Na última noite, em Madrid, os merengues sorriram. Mas sofreram. O triunfo folgado em Turim não assustou a Vecchia Signora, que devolveu os três golos sem resposta da primeira mão dos quartos de final.
Teve de vir Cristiano Ronaldo. CR7 marcou de penalti, por coincidência, aos 90+7 e fez o Santiago Barnabéu suspirar de alívio quando todos já esperavam pelo prolongamento.
Curioso é que, antes do duelo Real Madrid x Juventus, as probabilidades apontavam para 61% de vitória para os merengues, 22% empate. E apenas 17% davam o triunfo à Juventus.
Mas, independentemente de todos estes factos e dados, o que fica na memória deste confronto é a volta ao mundo em bicicleta do capitão da seleção nacional: 18 minutos da segunda parte no Estádio dos Alpes: uma elevação a dois metros e 40 do chão.
E Buffon a defendê-la com os olhos.
CR7 é daquelas figuras que ou se gosta ou se detesta. Basta percorrer as redes sociais.
Mas, goste-se ou não, a verdade é que o homem é mesmo bom naquilo que faz.
Tão bom que, de acordo com um estudo da Cision, uma empresa dedicada à análise de notícias, em apenas três dias, foram publicados em todo o mundo mais de 23 mil artigos a mencionar o nome do capitão da seleção portuguesa – exceção feita a Portugal.
Aliás, a Espanha foi o país onde este feito de Ronaldo teve mais eco: entre aquela terça-feira – em que, para muitos, se marcou um dos melhores golos da história do futebol – e a quinta-feira seguinte, CR7 foi mencionado em cerca de 2.500 artigos.
Quase tanto como em Itália, onde até os adeptos da casa se levantaram para aplaudir.
Até nos Estados Unidos, a bicicleta de Ronaldo foi notícia em cerca de 2.044 artigos online. E, lá na América, o futebol nem é um desporto assim tão apreciado.
Mas há outro dado que este levantamento da Cision revela: na Argentina, o país de Lionel Messi – rival de Cristiano – o golo que anda nas bocas do mundo teve uma expressão mais modesta. Pouco mais de 300 artigos.
Então e em Portugal?
Ora bem, por cá, a Cision monitorizou 1.053 artigos online dedicados à bicicleta. A isto somam-se 150 notícias nos jornais em papel, 306 peças de televisão e 31 na rádio (32... para ser mais preciso, porque esta também conta).
Mas o tempo que a televisão em Portugal concedeu a este momento é absolutamente impressionante. Entre terça e quinta-feira da semana passada, as três cadeias de televisão nacionais dedicaram um total de 22,5 horas ao minuto 18 da segunda parte do Juventus x Real Madrid da primeira mão dos quartos de final da Liga dos Campeões.
Já reparou? Mais de 22 horas – quase o correspondente a um dia inteiro a ver e rever e rever e ver novamente e uma vez mais aquele que é, sem dúvida, até ao momento, o golo mais espetacular da presente edição da Liga dos Campeões.