Emissão Renascença | Ouvir Online
Ribeiro Cristovão
Opinião de Ribeiro Cristovão
A+ / A-

​De azul para vermelho

03 abr, 2018 • Opinião de Ribeiro Cristovão


De azul para vermelho: foi essa a mudança das cores do líder da classificação do campeonato, depois de cumprida a jornada número 28, ficando portanto seis para disputar.

No comando desde muito cedo, 10 de Setembro do ano passado, o Futebol Clube do Porto acaba agora de passar o testemunho ao Sport Lisboa e Benfica, que fica na frente com um ponto de avanço sobre os dragões, e seis pontos distanciado do seu vizinho da segunda circular. Pode-se dizer uma situação impensável há ainda poucas semanas atrás.

O prejuízo maior calhou aos comandados de Sérgio Conceição que, em três jornadas consecutivas, foram derrotados duas vezes. E, muito embora continuando a depender somente de si próprios, tornaram bem mais difícil a sua tarefa a partir de agora.

Como entender este abaixamento dos dragões, com desaires em Paços de Ferreira e no Restelo? Nota-se em alguns deles um razoável défice de frescura física, mas fica sobretudo confirmada a tese tantas vezes evocada e que referia a escassez de um plantel que foi disfarçando enquanto as forças lhe permitiram.

O Sporting saiu de Braga vergado ao peso de uma derrota que começou muito antes de na Pedreira o Sporting de Braga se manifestar superior. E a equipa repetiu erros que lhe foram fatais, ao mesmo tempo que ajudava a destapar repetidos erros de comando, susceptíveis de colocarem a equipa fora da órbita dos conquistadores. É uma situação reconhecida de forma quase unânime, muito embora a matemática recomende maior prudência.

Grande vencedor da ronda, o Benfica, que ganhou em três campos a começar pelo seu, e assim saltou para o posto de comando, donde agora passa a ver com mais nitidez a possibilidade de chegar ao penta. A possibilidade, convém acentuar.

Não foi fácil a vitória alcançada sobre os vimaranenses, como complicada são todas as tarefas que tem pela frente.

A partir de agora não adianta jogar nas apostas desportivas com base exclusiva na lógica.

À medida que o campeonato se encaminha para o fim cada vez mais as equipas da dianteira ficam à mercê do acaso, que só futebol bem jogado e eficaz será capaz de contrariar.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.