Tempo
|

A+ / A-

IRS Solidário

Este ano, quando entregar o IRS, ajude quem mais precisa


Há mais um campo que deve preencher na sua declaração

Há sempre formas de ajudar quem precisa e, nalguns casos, sem dar mais por isso. Pode fazê-lo, por exemplo, quando entregar o seu IRS.

Uma parte dos seus impostos pode beneficiar uma entidade à sua escolha. Podem ser instituições religiosas, instituições particulares de solidariedade social (IPSS) ou pessoas coletivas de utilidade pública, pessoas coletivas de utilidade pública de fins ambientais ou instituições culturais com estatuto de utilidade pública.

Lembre-se que, quando preencher a declaração de IRS, deve identificar no quadro 11 do modelo 3 do IRS (rosto) o Número de Identificação Fiscal (NIF) da instituição que quer beneficiar.

A consignação de 0,5% do seu IRS para uma instituição não tem qualquer custo para si, apenas permite reverter estes 0,5% do imposto que o Estado receberia para uma instituição à sua escolha.

Consulte AQUI a lista de todas as entidades existentes em Portugal e escolha qual delas quer ajudar.

Pode também consultar a lista através do Portal das Finanças.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.