Emissão Renascença | Ouvir Online
Casa Comum
A política nacional e europeia em debate à quarta-feira às 13h05 e às 23h20
A+ / A-
Arquivo
Casa Comum - Relatório sobre fogos de outubro - 21/03/2018

​Casa Comum

Rangel acusa Governo de fugir às responsabilidades nos fogos

21 mar, 2018


O Governo tem de explicar porque não foram reforçados os meios pedidos pela Proteção Civil, afirma Paulo Rangel. Já Fernando Medina defende que a responsabilidade foi assumida depois de ter sido substituído o comando da Proteção Civil.

O relatório sobre os fogos de outubro elaborado pela Comissão Técnica Independente (CTI) foi um dos temas em destaque no programa Casa Comum desta semana, com Fernando Medina e Paulo Rangel.

O eurodeputado Paulo Rangel considera que o Governo tem de assumir responsabilidades e ainda não o fez. Se fosse noutro país da Europa até onde é que isto levaria, questiona o comentador do PSD.

O Governo tem de explicar porque não foram reforçados os meios pedidos pela Proteção Civil, sublinha.

O presidente da Câmara de Lisboa, o socialista Fernando Medina, defende que a responsabilidade foi assumida depois de ter sido substituído o comando da Proteção Civil.

Fernando Medina diz que não se deve desvalorizar o financiamento da Proteção Civil e acrescenta que não vê ninguém a falar disso. Se querem bombeiros profissionais é preciso pagar e esta é uma questão que tem de ser debatida, defende.

Paulo Rangel lembra que o Governo reduziu em cinco milhões de euros as verbas para a Proteção Civil. Deixa entender que a as cativações motiva o corte de verbas como efeitos graves.

A polémica que levou à troca de secretário-geral no PSD – saiu Feliciano Barreiras Duarte e entrou José Silvano – e o acordo para um período de transição até à saída do Reino Unido da União Europeia foram outros temas em análise nesta edição do programa Casa Comum da Renascença.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 22 mar, 2018 10:18
    Este senhor e outros que pensam exatamente como ele, que acham que o salário mínimo é muito dinheiro´, deviam ter vergonha! Sempre que apontam o dedo a alguém deviam lembrar-se que restam quatro virados para eles próprios. Façam um pouco de introspeção e falem menos mas atuem mais. Parece que quanto a tomar conta da casa comum todos temos muitas culpas a admitir, por isso, não devemos ser tão céleres a julgar os outros. É vergonhoso que só nos lembremos de acusar os outros e nos esqueçamos que também temos a nossa parte das culpas!
  • Rogério
    21 mar, 2018 Porto 19:47
    Por uma vez concordo com o Paulo Rangel. O governo devia ter vergonha.