Tempo
|

A+ / A-

Dia Mundial da Água: como vai poupar água hoje?


É urgente adotar hábitos simples de poupança que garantam o bem-estar das próximas gerações

Quando abrimos uma torneira não costumamos perder muito tempo a pensar em tudo o que é preciso para que aquela água chegue até nós. Mas se há um dia em que ela falta somos lembrados do seu verdadeiro valor e do quanto precisamos dela.

22 de Março, Dia Mundial da Água, a EPAL sensibiliza-o para a importância de garantir o futuro das próximas gerações. Como será o futuro dos seus filhos e dos seus netos se não começar já hoje a dar o exemplo, a mudar comportamentos e a poupar água?

Pense na água como um bem essencial à vida que é cada vez mais escasso. É urgente que todos adotemos hábitos simples de poupança que garantam o bem-estar das gerações futuras.

No fundo, todos sabemos o que podemos fazer para poupar água, mas é preciso que essas medidas se tornem em hábitos diários, só assim começamos mesmo a fazer a diferença. E a boa notícia é que ao adotar estes comportamentos estamos também a reduzir custos.

Confira se já adotou estes hábitos:

- Aproveitar a água de lavar a fruta e legumes para regar

- Usar um copo quando lavar os dentes

- Manter a torneira fechada enquanto lava a loiça

- Usar sistemas de rega eficientes

- Utilizar uma esponja e um balde quando lavar o carro

- Manter a torneira fechada enquanto ensaboa as mãos

- Usar as máquinas de lavar roupa e loiça completas, no programa económico. Utilizar também detergentes amigos do ambiente e que produzam pouca espuma. Assim, as máquinas necessitarão de menos água

- Um autoclismo desvedado pode desperdiçar cerca de 200 mil litros de água/ano. Ajuste o autoclismo para o volume de descarga mínimo

- Não deite lixo na sanita, pois assim evitará descargas desnecessárias

- O duche ou banho de imersão exagerados são responsáveis por grande parte do desperdício do consumo médio de uma habitação. Cada banho de imersão gasta cerca de 200 litros e um duche prolongado pode gastar cerca de 100 litros de água. Opte por duches rápidos de 5 minutos e feche a torneira enquanto se ensaboa.

Estes são alguns conselhos da “EPAL, 150 anos – A Água que vive em nós."

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.