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Espaço do Consumidor - Linhas de valor acrescentado - 20/03/2018

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Há informações que podem sair caras. Saiba tudo sobre os números 707

20 mar, 2018


Ter de ligar para um número começado por 7 para pedir informações ou resolver um problema é frequente e algo a que muitos organismos recorrem, incluindo na esfera do Estado.

Muitos consumidores não sabem que estão a pagar quando telefonam, por exemplo, para resolver um problema ou pedir um esclarecimento a empresas que lhes fornecem serviços.

Brisa, Ascendi, TAP e CP são alguns exemplos de empresas com números de custo acrescido para os clientes, tal como o Portal do Cliente Bancário, do Banco de Portugal.

Os valores variam entre 10 cêntimos por minuto, se o consumidor ligar da rede fixa, e 25 cêntimos/minuto, se o fizer da rede móvel. A isto somam-se 23% de IVA. A tarifação é feita ao segundo a partir do primeiro minuto.

O que é um número começado por 707 ou 708?

Estes números permitem o acesso, sempre da mesma forma e com o mesmo preço, a um determinado número a partir de qualquer ponto do país. São números de apoio ao cliente.

O que é um número começado por 808 ou 809?

Identificam serviços de chamadas com custos partilhados, em que o preço máximo a pagar pelo utilizador é o de uma chamada local no âmbito do serviço universal.

A estes números será também aplicada tarifação ao segundo após o primeiro minuto. São números utilizados, por exemplo, por serviços de informação sobre produtos ou de apoio a clientes de empresas.

Outros números de tarifa especial

  • 760: identificam serviços de tarifa única em que o preço máximo por chamada é de 60 cêntimos (sem IVA incluído), independentemente da duração e hora da chamada;
  • 761: identificam serviços de tarifa única em que o preço máximo por chamada é de 1€ (sem IVA incluído), independentemente da duração e hora da chamada;
  • 762: identificam serviços de tarifa única em que o preço máximo por chamada é de 2€ (sem IVA incluído), independentemente da duração e hora da chamada.

Números começados por 8

  • 800: identificam serviços de chamadas nacionais grátis para o utilizador – são os chamados "números verdes";
  • 8008: identificam serviços de chamadas internacionais grátis para o utilizador;
  • 802: identificam serviços de chamadas grátis em postos públicos;

Números começados por 601, 607, 608, 646 e 648

São números que identificam serviços de audiotexto. Todas as chamadas para estes serviços estão barradas por defeito. Mas os toques, jogos, imagens, etc. por mensagem apenas estão barrados por defeito quando o seu conteúdo seja erótico ou sexual e quando impliquem o envio de mais de uma mensagem.

Barrar chamadas para números começados por 7 e por 8

A NOS, enquanto operador do serviço universal, é obrigada a permitir aos clientes o barramento seletivo e gratuito, mediante pedido, da possibilidade de realizarem chamadas para tipos definidos de números, como os iniciados por 7 e/ou por 8.


Os restantes operadores de serviços telefónicos – e mesmo a NOS, quando preste outros serviços que não o serviço universal – não estão obrigados a barrar as chamadas para estes números. Em todo o caso, os operadores podem oferecer esta funcionalidade.


Para saber se e em que condições pode barrar as chamadas para grupos específicos de números, contacte o seu operador.

Comentários
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  • Alfa Luso
    09 abr, 2018 Porto 19:33
    Isto é tudo tão nebuloso e sempre a pingar para as corporações que ninguém parece querer saber de nada de nada... E até quem redigiu este artigo cai no ram-ram destas tretas: 808 "ao preço de uma chamada local".... Não existe mais o conceito de chamada local! Vejam os preçários dos diversos operadores e digam-me se descobrem alguma diferença entre chamada local, regional ou nacional :)
  • Zelemos
    20 mar, 2018 Viseu 17:36
    Quando é que acaba este roubo absurdo ?- em geral o consumidor utiliza estes numeros porque o serviço fornecido não funciona devidamente, pergunto eu, será normal que tenha de pagar para solicitar apoio devido ?!-mais, é inadmissivel que alguns serviços do Estado recorram a estas práticas. Foi a isto que chegamos ...