20 mar, 2018
Muitos consumidores não sabem que estão a pagar quando telefonam, por exemplo, para resolver um problema ou pedir um esclarecimento a empresas que lhes fornecem serviços.
Brisa, Ascendi, TAP e CP são alguns exemplos de empresas com números de custo acrescido para os clientes, tal como o Portal do Cliente Bancário, do Banco de Portugal.
Os valores variam entre 10 cêntimos por minuto, se o consumidor ligar da rede fixa, e 25 cêntimos/minuto, se o fizer da rede móvel. A isto somam-se 23% de IVA. A tarifação é feita ao segundo a partir do primeiro minuto.
O que é um número começado por 707 ou 708?
Estes números permitem o acesso, sempre da mesma forma e com o mesmo preço, a um determinado número a partir de qualquer ponto do país. São números de apoio ao cliente.
O que é um número começado por 808 ou 809?
Identificam serviços de chamadas com custos partilhados, em que o preço máximo a pagar pelo utilizador é o de uma chamada local no âmbito do serviço universal.
A estes números será também aplicada tarifação ao segundo após o primeiro minuto. São números utilizados, por exemplo, por serviços de informação sobre produtos ou de apoio a clientes de empresas.
Outros números de tarifa especial
Números começados por 8
Números começados por 601, 607, 608, 646 e 648
São números que identificam serviços de audiotexto. Todas as chamadas para estes serviços estão barradas por defeito. Mas os toques, jogos, imagens, etc. por mensagem apenas estão barrados por defeito quando o seu conteúdo seja erótico ou sexual e quando impliquem o envio de mais de uma mensagem.
Barrar chamadas para números começados por 7 e por 8
A NOS, enquanto operador do serviço universal, é obrigada a permitir aos clientes o barramento seletivo e gratuito, mediante pedido, da possibilidade de realizarem chamadas para tipos definidos de números, como os iniciados por 7 e/ou por 8.
Os restantes operadores de serviços telefónicos – e mesmo a NOS, quando preste outros serviços que não o serviço universal – não estão obrigados a barrar as chamadas para estes números. Em todo o caso, os operadores podem oferecer esta funcionalidade.
Para saber se e em que condições pode barrar as chamadas para grupos específicos de números, contacte o seu operador.