Emissão Renascença | Ouvir Online
Em Nome da Lei
O direito e as nossas vidas em debate. Um programa da jornalista Marina Pimentel para ouvir sábado às 12h.
A+ / A-
Arquivo
Em Nome da Lei - Cidades livres de Gasóleo? - 10/03/2018

Em Nome da Lei

O futuro da Europa é sem gasóleo?

10 mar, 2018


Que direitos assistem aos proprietários de carros a gasóleo se estes forem banidos das cidades? Este é o rumo correto para uma Europa mais limpa?

A justiça alemã autorizou recentemente as cidades mais poluídas a proibir a circulação de carros a gasóleo, sem qualquer necessidade de garantir compensação aos proprietários das viaturas, porque a saúde pública está acima dos direitos dos motoristas.

Em causa estão 12 milhões de carros a diesel, três em cada quatro dos que circulam no país.

A sentença já tinha sido dada por vários tribunais locais e foi agora confirmada pelo Tribunal Federal Administrativo.

O processo foi desencadeado por uma associação ambientalista alemã, que acusa as autoridades do país de não tomarem medidas contra a poluição do ar que em 90 cidades ultrapassa os valores máximos admitidos por Bruxelas.

O maior construtor europeu de carros poderá, assim, ser o primeiro país da União Europeia a aplicar as medidas anti-diesel. Entre as cidades onde o gasóleo poderá ser banido estão Munique, Estugarda e Dusseldorf.

Mas há outras cidades europeias onde já foi anunciada a morte do diesel. Madrid fala em 2020, Copenhaga em 2019, Paris e Atenas em 2025 e o Reino Unido também já se comprometeu a acabar com as vendas do diesel até 2040. Oslo, a capital da Noruega, promete banir os veículos com motor de combustão-diesel e gasolina a partir do próximo ano.

Os carros a gasóleo representam cerca de 40% da frota da Europa e as limitações à sua circulação terão um forte impacto na indústria e comércio automóvel e naturalmente nos direitos dos seus proprietários.

Só na Alemanha, a industria emprega cerca de 870 mil pessoas diretamente e outras 300 mil na industria de componentes.

Para debater o impacto deste processo de proibição dos carros a gasóleo e avaliar o que deve e poderá acontecer também em Portugal, convidámos Carla Amado Gomes, uma jurista especializada nas áreas do direito administrativo e do ambiente, o secretário-geral da ACAP, Helder Pedro, o ambientalista Francisco Ferreira, da associação Zero e o presidente do ACP, Carlos Barbosa.

O em Nome da Lei é um programa semanal que pode ser ouvido na Renascença todos os sábados depois do noticiário das 12h, ou em podcast no site.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jorge
    12 mar, 2018 Seixal 16:12
    Direitos dos proprietários dos carros a gasóleo ???? Que direito têm os proprietários dos carros a gasóleo, em contribuir para o aumento do numero de doenças respiratórias e cancros de quem vive nas cidades?
  • EP
    12 mar, 2018 Setubal 15:11
    A Autoeuropa em Palmela mencionado no programa no dia 10 de Março não é uma fabrica Ford-Volkswagen, mas sim uma fabrica Volkswagen. Desde 2005 que a VW comprou a participação da Ford na empresa, passando esta a ser unicamente gerida pela VW. Até 2010 continuaram-se a fazer Ford Galaxy, e depois disso a produção da Galaxy passou definitivamente para uma fabrica da Ford, passando a Autoeuropa a produzir os VW Sharan, VW Scirocco, VW Eos, Seat Alhambra e desde 2017 também o VW T-Roc. Esta é uma das muitas barabaridadesque se disseram no programa. É sempre interessante ouvir os "entendidos" em automoveis a falar dos eletricos e da potencial redução de emissões na proibição dos motores de combustão interna, no entanto ninguem fala das emissões na produção das baterias, na reciclagem das baterias em fim de vida( 7 a 8 anos de vida) e principalmente as emissões na produção de energia eletrica e na reconversão da rede electrica: imagine-se uma cidade com bairros com ruas e vários predios de 20 moradias, cada uma com 2 veiculos eletricos a serem carregados durante a noite em simultaneo... a rede atual aguenta?
  • Marco Almeida
    11 mar, 2018 Olhão 22:08
    GPL E PRONTO