Emissão Renascença | Ouvir Online
Ribeiro Cristovão
Opinião de Ribeiro Cristovão
A+ / A-

Xeque ​aos checos

08 mar, 2018 • Opinião de Ribeiro Cristovão


O Viktória já nos tempos da antiga Checoslováquia era um clube modesto.

O Sporting Clube de Portugal volta nesta quinta-feira à Liga Europa para cumprir o primeiro de dois jogos relativos aos oitavos-de-final daquela competição da UEFA.

O adversário veio da República Checa, um clube também centenário que, no entanto, não faz parte do quadro das grandes equipas europeias, antes pelo contrário.

Dito isto, e apresentando o Viktória Plzèn, poder-se-à dizer que o representante português parte como especialmente favorito para esta eliminatória, convindo, porém, não entender este estatuto como a garantia de que não vai ser necessário muito esforço para atingir a fase seguinte da prova.

O Viktória já nos tempos da antiga Checoslováquia era um clube modesto.

A sua melhor colocação no campeonato foi, nessa altura, obtida no ano de 1933, e de tal modo modesta, que não foi além do terceiro lugar.

Actualmente, fazendo parte da República Checa, a sua cotação subiu um pouco, mas nunca de modo a conseguir alcançar uma situação que lhe permita alimentar a ideia de o seu lugar na Europa poderá vir a situar-se uns pontos mais acima.

Este ano, e o que conseguiu até aqui, já representa um feito que muito orgulha uma cidade que tem pouco mais de 150 mil habitantes, e que tem no fabrico de cerveja a sua grande base de sustentação, e que joga num estádio que comporta apenas 12 mil espectaodres.

Face a todos estes dados é natural admitir-se a superioridade do Sporting.

Se logo à noite houver já xeque aos checos não haverá certamente motivos para grande admiração.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.