Tempo
|
João Ferreira do Amaral
Opinião de João Ferreira do Amaral
A+ / A-

​Cada vez mais centralização

02 mar, 2018 • Opinião de João Ferreira do Amaral


O Brexit e os movimentos críticos da União que têm crescido por toda a Europa provam bem que os eleitorados não estão dispostos a permitir este caminho de desastre.

Continua a agravar-se o pecado original da União Europeia, criada em 1992 com o tratado de Maastricht. Ou seja, o caminho cada vez mais rápido e esmagador para uma centralização férrea da decisão política a nível europeu.

As propostas que a nível oficial têm sido postas em cima da mesa para a reforma da União, sejam os Estados Unidos da Europa defendidos pelo agora afastado Schulz, seja o federalismo impensável de Macron e a sua soberania europeia, sejam as propostas da Comissão de aumentar os seus poderes (e o orçamento) baseiam-se todas na mesma cartilha: que a Europa só tem salvação se o poder for exercido pelas instituições europeias com apagamento dos poderes dos estados membros.

A forma de tentar convencer os eleitorados é sempre a mesma: há um problema sentido em vários países? Claro, isso só significa que os estados não resolvem a situação com os seus poderes e portanto é preciso que venham as instituições europeias salvar os povos da incapacidade dos estados.

Nem sequer se cumpre o princípio da subsidiariedade, ele próprio aliás, muito insuficiente. Não existe a mínima reflexão séria sobre se é de facto assim: centraliza-se e pronto, tudo serve no caminho da criação do super-estado europeu.

Temos um exemplo gritante. Tal como se sabia antes de existir e tal como se confirmou com os seus quase vinte anos de história, a moeda única constitui uma violação clara do princípio da subsidiariedade, pois a política monetária é melhor exercida a nível nacional, desde que subordinada a algumas regras de cooperação geral.

Será este caminho do centralismo inelutável? Felizmente, penso que não. O Brexit e os movimentos críticos da União que têm crescido por toda a Europa provam bem que os eleitorados não estão dispostos a permitir este caminho de desastre.

O problema é se a teimosia do centralismo provocar uma reacção tal que se acabe por lançar fora a criança com a água do banho.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Para refletir...
    02 mar, 2018 Almada 09:44
    Existem vários problemas graves atualmente, um deles é que fala-se muito sobre o que tem pouco interesse e pouco sobre o que é realmente importante. Isto é uma forma de manipular as pessoas, iludindo-as. As ações das pessoas não se podem restringir ao voto de desagrado de 4 em 4 anos! Até porque se não houver escolha, resta não votar ou votar em branco. Falando sobre o que é importante, haja alguém que se preocupe com as pessoas! Agora que os Srs. Deputados estão a discutir reformas na justiça, eu pergunto se têm conhecimento deste estudo da Deco e o que pensam fazer? "http://rr.sapo.pt/video/117597/portugueses_confiam_muito_pouco_na_justica". A comunicação social também devia fazer algo em vez de nos inundar continuamente com informação insignificante.