Emissão Renascença | Ouvir Online
Ribeiro Cristovão
Opinião de Ribeiro Cristovão
A+ / A-

​O barómetro de todas as dúvidas

02 mar, 2018 • Opinião de Ribeiro Cristovão


Nos últimos anos, talvez nenhum FCPorto-Sporting como este, terá suscitado tanta expectativa.

Poderão desfazer-se algumas das muitas dúvidas que neste momento ainda existem ou, simplesmente, aumentar ainda mais o ruido à volta da luta pela conquista do título de campeão nacional de futebol.

É, em síntese, o que pode dizer-se, com toda a propriedade, sobre o derby que logo à noite vai levar ao estádio do Dragão largas dezenas de milhar de pessoas, ao mesmo tempo que milhões irão seguir avidamente pelo país e pelo mundo as incidências de um jogo que já há muito está a construir a sua própria história.

Nos últimos anos, talvez nenhum FCPorto-Sporting como este, terá suscitado tanta expectativa.

No campeonato anterior, à jornada 24, como agora, os portistas levavam um considerável avanço de onze pontos sobre os leões, enquanto há dois anos era o Sporting que mantinha vantagem sobre os dragões, então traduzida em quatro pontos.

No fim, e em ambos os casos, nem um nem outro conseguiram chegar ao título: O Benfica prosseguia aí o seu caminho de vitórias, e esses dois campeonatos acabaram por pertencer-lhe, tornando-se no tri e no tetra muitos festejados.

Desta feita são muitas as circunstâncias com faces diferentes: antes de tudo porque o FCPorto lidera a classificação com cinco pontos de avanço, também porque a qualidade do futebol exibido pelos nortenhos reflecte uma considerável distância do seu adversário desta sexta-feira e, depois, porque há factores de impedimento de algumas estrelas que pesam bem mais nos lisboetas do que nos portistas.

E, como tudo não bastasse, há ainda, a juntar tudo isto, a vantagem de Sérgio Conceição reunir o seu grupo num ambiente que lhe é favorável, ou seja, joga no seu estádio e com o apoio dos seus indefectíveis adeptos que se têm revelado como um verdadeiro 12º jogador, multiplicado por milhares.

Lançadas assim as pedras, a conclusão do “debate” de logo à noite parece ser favorável aos dragões.

No entanto, convém não perder de vista a ideia tantas vezes confirmada que este é um clássico, e como em todos os clássicos, nas mais variadas circunstâncias, só no termo os noventa minutos se saberá para lado descai o prato da balança

No fundo, o que se deseja é que nos seja proporcionado um espectáculo de qualidade, sem casos de nenhuma espécie.

E que o árbitro também ajude à festa, em vez de a estragar como tantas vezes acontece.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.