Emissão Renascença | Ouvir Online
Da Capa à Contracapa
Os grandes temas da atualidade em debate à Terça-feira, depois das 23h, na Edição da Noite. Uma parceria da Renascença com a Fundação Francisco Manuel dos Santos.
A+ / A-
Arquivo
Da Capa à Contracapa - A importância dos livros nas nossas vidas - 24/02/2018

Da Capa à Contracapa

A importância dos livros nas nossas vidas

24 fev, 2018


Os livros ainda mudam vidas? Que livros são fundamentais? Em tempo de aniversário, a Fundação Francisco Manuel dos Santos contabiliza um milhão de livros colocados nas mãos dos portugueses ao longo de nove anos de edições.

Porque todos os livros da Fundação motivam o pensamento e o debate de ideias, neste programa vamos falar das ideias que lançam os livros e do seu papel nas democracias hoje.

António Araújo, diretor de publicações e membro da comissão executiva e do conselho de administração da Fundação, e Pedro Mexia, poeta, cronista, comentador e crítico literário são os convidados deste sábado.

No programa, falamos também dos hábitos de leitura dos portugueses e das mudanças que se avizinham.

Que tempo reservamos hoje para a leitura?

Com tantos estímulos, onde cabem hoje os livros nas nossas vidas?

Os livros em papel têm mesmo os dias contados?

Qual é o futuro dos livros na era digital?

Que papel têm os leitores nesta nova era?

É um desafio formar novas gerações de leitores?

Os áudio-livros, os filmes são derradeiras hipóteses de fazer chegar os clássicos às vidas de quem não tem tempo para ler hoje em dia?

E os clássicos, que lugar ocupam e que sentido fazem na vida das nossas crianças e dos nossos jovens?

É possível viver sem livros e sem ficção?

O Da Capa à Contracapa é um programa de debate sobre a atualidade, a sociedade e a realidade portuguesa. Uma parceria com a Fundação Francisco Manuel dos Santos que, através dos seus ensaios e publicações nos ajuda a compreender melhor o país em que vivemos.

Para ouvir na Renascença ao sábado de manhã ou a qualquer hora, nos suportes digitais.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.