Emissão Renascença | Ouvir Online
Economia das Coisas
O que não sabe, mas vai gostar de saber sobre Economia. Segundas-feiras às 9h40 e 17h40 (reposição)
A+ / A-
Arquivo
Economia das Coisas - O lado negro da economia - 19/02/2018

Economia das Coisas

As contas do lado negro da economia

19 fev, 2018 • Paulo Ribeiro Pinto


O PIB de Portugal aumento 0,4 pontos percentuais quando passaram a ser contabilizadas para a economia o produto de algumas actividades criminosas.

O que é o lado negro da economia? Trata-se de incluir actividades na contabilização da economia não-observada dos países da União Europeia a partir de 2014. quando foi feita a revisão do Sistema Europeu de Contas.

São actividades muitas vezes criminosas ou que andam lá muito perto, mas que também, de certa forma, criam riqueza.

O problema maior ao incluir este tipo de dados é a forma como se mede o valor monetário destas actividades e o resultado tem de ser sempre visto com uma grande dose de incerteza.

Em 2014, quando foi pela primeira vez feita a revisão tendo em conta o novo sistema europeu, o PIB em Portugal aumentou 0,4 pontos, ou seja, cerca de 640 milhões de euros.

Para críticas e sugestões podem enviar um email para paulo.pinto@rr.pt

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.