Tempo
|
Nota de Abertura
Nota de Abertura
A+ / A-

​Nota de Abertura

Quarta-Feira de Cinzas 2018

14 fev, 2018 • Opinião de Nota de Abertura


Pior do que o barulho de alguns, é o silêncio de outros. Mais uma vez, a voz do Papa atinge o coração da humanidade, e assim, o coração de cada um de nós.

Para a Igreja Católica, a Quaresma antecipa a grande Festa da Páscoa e a Quarta-Feira de Cinzas marca o inicio deste tempo.

São 40 dias de preparação para viver na plenitude de Fé, a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus, razão de ser da Celebração da Páscoa.

O Papa Francisco escreveu aos católicos a sua habitual Mensagem para Quaresma, alertando para os males deste tempo, que vão adormecendo e esfriando o coração de tantos. Mas manifesta o desejo de que as suas palavras cheguem a todos os que se "afligem" com a injustiça que parece imparável, com o "gelo que paralisa corações" e acredita que todos juntos, podemos transformar o mundo.

Na verdade, mal de nós se não erguemos a voz, quando estamos conscientes de que se ultrapassam os limites da justiça e da verdade. Seja porque assistimos à violência, à censura ou à corrupção. Seja porque assistimos ao roubo ou à mentira, tantas vezes apenas assente na distorção da verdade. Porque todos o sabemos, pior do que o barulho de alguns, é o silêncio de outros. Mais uma vez, a voz do Papa atinge o coração da humanidade, e assim, o coração de cada um de nós.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.