Tempo
|
Da Capa à Contracapa
Os grandes temas da atualidade em debate à Terça-feira, depois das 23h, na Edição da Noite. Uma parceria da Renascença com a Fundação Francisco Manuel dos Santos.
A+ / A-
Arquivo
Da Capa à Contracapa - Nós e os outros - 27/01/2018

​Da Capa à Contracapa

Nós e os outros

27 jan, 2018


Que consequências tem o isolamento social na nossa vida? Maria Luísa Pedroso de Lima e Isabel Stilwell tentam responder na edição desta semana do programa Da Capa à Contracapa.

A verdadeira importância dos laços sociais na nossa vida é um dos temas do programa Da Capa à Contracapa deste sábado.

Até que ponto o que somos depende de quem nos rodeia? Como pode um grupo transformar o nosso comportamento? Que consequências tem o isolamento social na nossa vida?

Esta semana, no Da Capa à Contracapa, falamos das relações que mantemos com os outros e que nos ajudam a definir quem somos.

A conversa, moderada como pelo jornalista José Pedro Frazão, vem a propósito do lançamento de um novo ensaio da Fundação Francisco Manuel dos Santos, “Nós e os Outros, o poder dos laços sociais".

As convidadas são a autora, professora de Psicologia Social do ISCTE, Maria Luísa Pedroso de Lima, e a jornalista e escritora Isabel Stilwell.

O Da Capa à Contracapa é um programa da Renascença em parceria com a Fundação Francisco Manuel dos Santos, que pode ouvir aos sábados, pelas 9h30.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ana M Albuquerque
    24 jul, 2018 Coimbra 15:31
    "Nós e os outros", 27 jan, 2018. M Luísa Lima e Isabel Stilwell. Psicologia Social é sempre a minha perspetiva (com a grande figura de Miranda Santos/Univ. Coimbra, já falecido), mas agora com mais força. Damásio abriu-me, com grande força, a importância dos outros e com os outros (desde a colaboração entre bactérias com fome e da perspetiva de Freud, respondendo a Einstein sobre a condição humana). Encontrei agora a perspetiva abrangente de Mª Luísa P.Lima. Fantástica! A importância : do quotidiano; da solidão como um problema de saúde pública; bem como da sua perspetiva otimista.