Tempo
|
Conselho de Directores
Debate com Graça Franco, da Renascença, Henrique Monteiro e Pedro Santos Guerreiro. Quinta, às 19h30
A+ / A-
Arquivo
Conselho de Directores - Balanço do primeiro ano de Trump na Casa Branca - 18/01/2018

​Conselho de Directores

Um ano de Trump. “O homem mais perigoso do mundo”

18 jan, 2018


Programa Conselho de Directores da Renascença passou em revista o primeiro ano de Trump na Casa Branca.

O primeiro ano de Donald Trump na Presidência dos Estados Unidos foi o tema em destaque no Conselho de Directores desta semana, a partir da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD). Os comentadores são Graça Franco, Henrique Monteiro e Pedro Santos Guerreiro.

“Pode um cretino dirigir um país e ter bons indicadores económicos? Pode”, diz Henrique Monteiro, para quem Donald Trump teve “entradas de leão e saídas de sendeiro, no primeiro ano”.

A directora de Informação da Renascença, Graça Franco, considera “um bom sinal” que Donald Trump não tenha conseguido cumprir algumas das suas principais e promessas, “porque, se tivesse cumprido, cada medida podia ser pior que a anterior”.

Graça Franco destaca ainda a “inabilidade” do Presidente norte-americano para “a questão internacional”.

O director do “Expresso, Pedro Santos Guerreiro, afirma que Trump “é o homem mais poderoso do mundo e isso faz dele o homem mais perigoso do mundo”, mas tem sido travado “pela força da democracia”.

“Se é verdade que muitas das suas propostas não avançaram, é indubitável que ele é um xenófobo, pelas propostas que já fez, como a proibição da entrada de muçulmanos ou a deportação de imigrantes”, afirma Pedro Santos Guerreiro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Bernardete
    20 jan, 2018 lisboa 11:22
    Xenófobo?E a EU/Alemanha que paga á Turquia ,Grécia etc para meter e manter milhões-4 a 6 milhões- de muçulmanos em campos de refugiados/concentraçâo em condições indignas sâo o quê?
  • Diana
    19 jan, 2018 Lisboa 21:32
    Queria saber qual é o ou a inteligente português(A) que vá aos EUA e consiga ganhar a Presidencia.Analisem com profundesa ,abrangência , racionalidade e inteligência dinâmica as medidas implantadas e tirem conclusões criveis. É uma atuação inesperada , que implica outros caminhos mais favor´veis á América e que desarma todos os midia e sistema instalado..Na realidade quem até hoje em plena conferencia publica enfrenta jornalistas frontalmente e manda sair ou calar' Eles não podem retorquir pois estão não na redação mas na casa do PRESIDENTE DOS EUA. e tem que obedecer ou são dissuadidos de forma exemplar.Noticiar sem troco era bom mas acabou.Bush filho foi terrivelmemte maltratado não tinha ou sabia utilizar Twitter.Trump mudou as correlações de forças em varias areas do planeta e com a comunicação enfrentando com êxito até agora todos os opositores.Saida de TRUMP é nesta altura queda brutal do mundo como o conhecemos.Há ainda mts detratores que vivem de subsídios americanos e que vao ter que ir trabalhar para sobreviver.Nao é o homem mais perigoso do mundo mas o mais PODEROSO.Odiado mas vitorioso é um engulho para os políticos profissionais que não sabem ganhar eleições e vivem em conspiraçoes.
  • Idalina Lopes
    19 jan, 2018 Amadora 12:39
    É com muita tristeza que deparo com este artigo que o Conselho de Dir. da RR escreveu: sem nenhuma isenção e só para fazer uma lavagem ao cérebro para as pessoas odiarem Trump. Se fosse o jornal do Avante, ou o DN ou outros de esquerda, era de esperar, mas a RR? Para fazerem um jornmalismo isento poderiam dar os vossos receios mas também deveriam dizer o que D Trump tem feito de positivo (mas claro para vocês isso não interessa nada)! De facto, os nossos media de hoje, fazem-me lembrar do tempo de Salazar, mas como se fosse de esquerda: ditadura editorial!!!!!
  • muriel
    18 jan, 2018 urussanga 22:01
    Essa mídia comunista é uma piada mesmo, basta alguém utilizar das políticas públicas que se encaixam com o modelo de Adam Smith e Von Meses que eles já ficam todos com "ae ae, ele é o homem mais perigoso do mundo" ou então "ele teve bons números econômicos e consequentemente um dos melhores números na retirada de pessoas do desemprego" mais isso não quer dizer que ele é um xenófobo afinal de contas não abre as fronteiras para quaisquer um entrar (como é o ideal comunista internacional de um mundo sem fronteiras), só permite quem for ocidente e com bons índices econômicos (por isso não abre a fronteira para alguns latinos), isso é ser xenófobo? só para pessoas com baixo índice de leitura e intelectualmente desprezíveis ou pior ainda desonestos (o que acredito ser o caso aqui), uma simples analogia é: tenho vizinhos ladrões e um monte de homicida querendo entrar na minha casa, vou abrir ela para salvar um punhado de pessoas que são de bem e estão ali no meio porem por consequência permito a entrada dessa escoria? ou não deixo ninguém entrar (utilitarismo puro e simples). Afinal de contas a casa é minha e já esta cheia de problemas; Resumindo permitir a entrada desenfreada de muçulmanos e latinos não resolve o problema da imigração e sim cria mais problemas do que soluções, afinal de contas agora além da imigração terás que solucionar o terrorismo; O fato triste é que esses jornalistas são tidos como os "intelectuais da massa", que ironia.