Tempo
|
O Mundo em Três Dimensões
Números que contam histórias de segunda a sexta-feira (05h40, 17h50 e 21h05).
A+ / A-
Arquivo
O Mundo em Três Dimensões - Dia Internacional do Riso - 18/01/2018

O Mundo em Três Dimensões

Mulheres riem 126% mais do que os homens

18 jan, 2018 • André Rodrigues , Paulo Teixeira (sonorização)


É o que sugere um estudo da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos. Uma coisa é certa: rir faz bem, torna-nos mais criativos e inteligentes. Hoje é o Dia Internacional do Riso.

“O riso é tão importante para nossa vida quanto a inteligência ou a criatividade”.

A frase é do neurocientista Scott Weems, numa entrevista à revista brasileira 'Veja', em 2014.

De acordo com este especialista, o riso torna-nos mais mais inteligentes, mais criativos e mais saudáveis. E permite-nos até encontrar soluções inéditas para os problemas do dia-a-dia.

Ou dito de outra forma, rir é o melhor remédio. Porque o humor é a única forma que o cérebro encontra para lidar com as situações mais adversas.

Na década de 60 do século passado, uma região da Tanzânia foi varrida por um surto de riso que durou 18 meses.

Tudo começou a 30 de Janeiro de 1962. Três raparigas de uma escola começaram a rir e, em pouco tempo, essa boa disposição contagiou colegas e professores e estendeu-se à cidade e, finalmente, a toda a região circundante.

Em poucas horas, mais de mil pessoas foram contagiadas por esta epidemia do riso.

Um ano e meio depois da primeira risada, o surto foi contido.

E razões para esta histeria colectiva? Os especialistas que estudaram este caso sugerem que o riso descontrolado poderá ter funcionado como uma espécie de mecanismo, porventura inconsciente, para enfrentar a difícil situação social e os conflitos que estas crianças enfrentavam no dia-a-dia.

E até pode fazer sentido. Se pensar no seu caso particular, quantas vezes já contou uma piada para lidar melhor com desafios ou mediar conflitos?

O humor diz muito daquilo que somos. E há uma variedade imensa de estudos desenvolvidos por diversos investigadores sobre a importância da boa disposição, e como ela adquire diferentes formas de expressão.

Sabia que as mulheres riem 126% mais do que os homens? E que riem mais 40% quando conversam entre elas?

É o que sugere uma pesquisa realizada pela Universidade de Maryland nos Estados Unidos que também admite que ao contrário dos homens, as mulheres riem menos à medida que os anos passam.

Mas no meio de todas estas investigações sobre o riso, as suas características e benefícios, esta será porventura a melhor de todas: Richard Wiseman, conhecido pelo seu Laboratório do Riso - fundado em 2001 - diz ter descoberto que o dia 15 de cada mês é o mais engraçado de todos. Às 18h03.

Então se a piada envolver patos, é gargalhada garantida.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • VICTOR MARQUES
    18 jan, 2018 Matosinhos 16:43
    Será que o histerismo está associado e este a esta postura?...