Emissão Renascença | Ouvir Online
Francisco Sarsfield Cabral
Opinião de Francisco Sarsfield Cabral
A+ / A-

​O acordo de Berlim

15 jan, 2018 • Opinião de Francisco Sarsfield Cabral


O SPD ainda tem que aprovar o acordo de princípio obtido por Merkel e Schulz.

O acordo de princípio concluído em Berlim na madrugada de sexta-feira passada por Merkel (CDU) e Schulz (SPD) foi recebido com alívio. Se estas negociações prévias falhassem, dificilmente Merkel permaneceria chanceler da Alemanha. Seria um golpe sério para o futuro de uma UE sem o Reino Unido e com divisões crescentes entre o Leste e o Oeste.

Mas ainda é cedo para cantar vitória. O SPD terá, no próximo domingo, de aprovar em congresso extraordinário o entendimento alcançado por Merkel e Schulz. Embora o SPD tenha conseguido vários objectivos do partido no plano da política interna da RFA e seja claramente europeísta, há numerosos socialistas, nomeadamente entre os jovens, que discordam de uma terceira coligação governamental com Merkel. É que, sendo o SPD um partido menor do que a CDU-CSU (este último, partido democrata-cristão da Baviera), torna-se difícil concretizar os seus pontos de vista na governação – o que se traduz, depois, em perda de votos. Receiam que tal aconteça pela terceira vez.

Na perspectiva europeia, há pontos positivos no acordo de princípio. Existe abertura para a reforma do euro e para conversar com Macron sobre ela. E o acordo mostra disposição para uma maior contribuição alemã para o orçamento comunitário.

Mas são afirmações genéricas, que poderão levar a pouca coisa. Falta, por exemplo, uma referência à união bancária, cuja conclusão tem sido travada por Berlim, que é contra um seguro de depósitos bancários a nível da zona euro. Nem se promete um reforço da participação alemã na área da defesa e segurança europeias, agora que Trump suscita desconfiança quanto ao empenhamento dos EUA na defesa dos aliados da NATO.

No imediato, porém, a prioridade vai para a aprovação do acordo pelo SPD. Se tal acontecer, como se espera, seguem-se novas negociações para a formação do novo governo e para concretizar o seu programa. Na melhor das hipóteses, em meados de Fevereiro haverá governo em Berlim.

Este conteúdo é feito no âmbito da parceria Renascença/Euranet Plus – Rede Europeia de Rádios. Veja todos os conteúdos Renascença/Euranet Plus

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.