Emissão Renascença | Ouvir Online
Conversas Cruzadas
Programa sobre a atualidade que passa ao domingo, às 12h00.
A+ / A-
Arquivo
Conversas Cruzadas - PSD de Rio - 14/01/2018

Conversas Cruzadas

O PSD e os desafios de Rio

14 jan, 2018


Desde que, nos anos 80, concorreu pela primeira vez à presidência da associação de estudantes da Faculdade de Economia do Porto, Rui Rio continua sem perder uma eleição. Nas últimas horas, somou a que será a mais relevante vitória do seu curriculum, ao vencer a corrida à liderança do maior partido político português, o PSD.

Os resultados oficiais só serão publicados a 17 de Janeiro, mas os números provisórios apontam para uma vitória de Rui Rio, com 54,37% dos votos contra 45,63% de Pedro Santana Lopes.

Do total de 42.254 mil militantes que votaram, Rio obteve 22.611 votos e Santana Lopes 18.974. À excepção de Pedro Passos Coelho, em 2010 (meses antes de ter sido eleito primeiro-ministro), nenhum outro líder do PSD teve uma votação tão expressiva quanto a de Rio, no sábado.

A eleição de Rui Rio, com os desafios que tem pela frente numa eleição que muitos descrevem como o “virar de página do passismo”, é um dos temas para mais uma edição deste espaço de análise da actualidade, com o professor universitário Luís Aguiar-Conraria e o empresário e jurista Nuno Botelho.

O programa deste domingo olha também para uma nova tragédia nos acontecimentos na Associação Recreativa de Vila Nova da Rainha, em Tondela - um renovado cenário de terror, três meses depois dos grandes fogos na região Centro - que causou, no sábado, pelo menos 8 mortos e 38 feridos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • sergio Machado
    15 jan, 2018 Oeiras 00:22
    O PSD de Rui Rio continua com o mesmo problema de Passos Coelho. Com o sucesso em todas as frentes do governo PS, apoiado pelo PCP e BE, Rui Rio só tem que esperar tambem pelo "Diabo", tal como Passos Coelho.....
  • Acácio
    14 jan, 2018 Lisboa 19:35
    Nuno Botelho, apoiante de PSL... O Porto também tem os seus feijões frades.