Emissão Renascença | Ouvir Online
Ribeiro Cristovão
Opinião de Ribeiro Cristovão
A+ / A-

Pequenos com corpo grande

10 jan, 2018 • Opinião de Ribeiro Cristovão


Só a Taça de Portugal é capaz de proporcionar jornadas tão idílicas com aquela a que vamos assistir nesta quarta-feira.

De facto, chegar aos quartos-de-final e ver incluídas no calendário equipas como as do Caldas Sport Clube e Clube Desportivo da Cova da Piedade, permite-nos recuar à década cinquenta do século passado, em alturas em que era proibida a “degola dos inocentes”.

E aí há, sem dúvida, alguns jogos que ficaram eternamente para a história do futebol português.

Claro que nalguns casos nem valerá a pena falar de favoritos. Por exemplo, o Sporting, de quem não se espera outra coisa que não seja uma vitória frente ao seu opositor da margem sul, do FC Porto, mesmo que amanhã possa passar por algumas dificuldades em Moreira de Cónegos, e do Rio Ave, hoje, na sua recepção ao Desportivo das Aves.

Os vilacondenses têm pergaminhos a defender na Taça e vão tudo fazer para chegar às meias-finais, onde poderão tarefa menos complicada a desempenhar.

Resta falar do embate que porá frente a frente o Caldas e o Farense, a partir das 18h00, no velhinho campo das Covas.

Para quem já deixou pelo caminho equipas profissionais como as do Arouca e da Académica de Coimbra, não se pode dizer que não seja possível afastar mais este velho cliente da Taça, o Farense que, é bom recordar, no dia 3 de Junho de 1990 chegou à final, que perdeu, perante o Estrela da Amadora.

Apenas uma nota mais para lamentar que este, Caldas-Farense, seja o único desafio da jornada a não merecer honras de transmissão televisiva.

Só a parte que caberia a ambos por essa difusão, bastaria para satisfazer todos os compromissos de uma época inteira.

Mas, a ditadura da televisão é que pode e manda. Só que, pode sempre mas nem sempre manda bem…

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Joel Ribeiro
    10 jan, 2018 Caldas da Rainha 09:38
    Campo da Mata, não Campo das Covas