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Economia das Coisas - Mercado do luxo - 08/01/2018

Uma rubrica com um “1” e 18 zeros a seguir

08 jan, 2018


É um dos mercados mais cobiçados e em que é mais difíceis de entrar e manter os padrões. Os produtos e serviços de luxo caracterizam-se por uma qualidade inquestionável, pelo design e pela própria distribuição e marketing.

Há dois atributos que definem em absoluto um produto de luxo: a criatividade e a exclusividade, refere Helena Neto, directora do curso executivo de gestão de marcas de luxo do ISEG, que já vai na sexta edição.

O mercado do luxo não é muito grande, mas a facturação mundial tem um valor desproporcional: em 2017, terá atingido mais de 1 trilião de euros – ou seja, um 1 seguido de 18 zeros.

O tradicional modelo de formação dos preços não se aplica neste mercado. E o único modelo que existe é do século XIX.

Além de tudo isto, o mercado do luxo tem outra característica distintiva: a taxa de rentabilidade – ou seja, o retorno face ao investimento – também está fora dos números habituais.

Este mercado está em expansão e mesmo durante os períodos de crise, entre 2007 e 2016, não sentiu grande impacto.

Um dos público-alvo é a chamada geração “Millennial” – jovens que nasceram entre meados dos anos 90 do século passado e o início do século XXI.

Em termos regionais, é a China que regista a maior taxa de crescimento deste mercado.

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