Tempo
|
Ribeiro Cristovão
Opinião de Ribeiro Cristovão
A+ / A-

Falta outro tanto

08 jan, 2018 • Opinião de Ribeiro Cristovão


O primeiro “round” chegou ao fim e, há que dizê-lo, com justiça. Falta a outra metade.

Por agora, a procissão ainda só vai a meio: faltam tantas jornadas quantas as já realizadas até agora (17) e 51 pontos para disputar. E, claro, estamos ainda longe, muito longe mesmo, das grandes decisões.

Na dianteira, seguem FC Porto, Sporting e Benfica, por esta ordem, separados por alguns pontos perfeitamente recuperáveis. As conjunturas serão decisivas e, pelo que ficou provado mais uma vez, os grandes perdedores dos campeonatos vacilam normalmente pelos deslizes frente a equipas pequenas.

Até aqui, pelo que vimos, nenhum dos grandes conseguiu vencer qualquer dos clássicos, tendo terminado empatados todos os três desafios, tendo sido, curiosamente, obtidos nos mesmos somente dois golos, no recente Benfica-Sporting de há uma semana.

E, a aproximação do Sporting de Braga ao trio da frente, não pode igualmente ficar sem a relevância o que o trabalho feito até aqui por esta equipa minhota justifica por inteiro.

Curiosamente, os arsenalistas estão apenas a três pontos de alcançar o Benfica, que vão receber no próximo sábado, a partir das 20h30 na primeira ronda da segunda volta.

Nesta altura não é aleatório falar da justiça com que chega ao fim o primeiro round.

Futebol Clube do Porto e Sporting Clube de Portugal têm sido, de facto, as melhores equipas da temporada, não apenas devido aos resultados alcançados, mas igualmente pelas exibições que ficaram a marcar a grande maioria dos jogos disputados.

O que falta da temporada vai exigir muito trabalho e, sobretudo grande regularidade.

Tanto portistas como leões têm pela frente um calendário muito exigente, dada a sua permanência em quatro competições, da Uefa, Taças de Portugal e da Liga, e campeonato nacional.

O Inverno vai ser duro e difícil. Quem for capaz de resistir a lesões e a castigos, eternos imponderáveis do futebol, terá muitas condições para chegar ao fim à frente de uma corrida que só terminará daqui por cinco meses.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Nelson
    08 jan, 2018 Timor 13:36
    Caro Ribeiro Cristóvão, tantos anos de experiência para apenas escrever crônicas vazias de ideias, apenas lugares comuns. Muito fraquinho. Apenas quando se trata de dizer mal do Jorge Jesus ou Bruno de Carvalho lá tem alguma veia mais poética. O meu amigo só era sportinguista quando tinha lugar a borla em Alvalade. Agora paga como os outros ....
  • BOÇE AC
    08 jan, 2018 Amadora 12:56
    Era tudo muito bonito quando o pizzi e o n semedo jogavam com as mãos e era tudo normal...Agora com VAR têm de jogar contra 2 equipas essa é boa!!! Não estavam era habituados...normalmente jogavam contra 1 equipa e tinha a ajuda da outra... "Pimenta no cu dos outros não arde..." . Vai ler mas é uns email para abrires a pestana. #Rumo ao PETA
  • gonçalves
    08 jan, 2018 suisse 10:10
    pois .mas a isto tudo temos que juntar o VR que nao funciona contra o sporting e porto.È so ver os jogo FCP-BENFICA,nos primeiros minutos um penalty contra o fcp e a expulsao do filipe em que o VR e arbitragem nao funcionou.No jogo BENFICA-SCP quantos penaltys ficaram por marcar.Depois tanto o scp e fcp quando vao para os seus jogos vao tranquilos porque os àrbitros nao lhe vao complicar a vida ,enquanto o BENFICA tem que contar com a mà prestaçao da arbitragem.ou seja o benfica tem que jogar sempre contra duas equipas