Tempo
|
Ribeiro Cristovão
Opinião de Ribeiro Cristovão
A+ / A-

Até para o ano

19 dez, 2017 • Opinião de Ribeiro Cristovão


Os dois maiores rivais de sempre encontram-se num clássico logo no dia 3 de Janeiro.

Muito embora ainda haja pelo meio alguns jogos da Taça da Liga, a tal enteada que agora todos parecem querer já adoptar, o campeonato da I Liga só vai regressar no dealbar do próximo ano e, logo aí, com um jogo escaldante no cenário do estádio da Luz.

E assim é que no dia 3 de Janeiro, quarta-feira, pelas nove e meia da noite (que dia e hora tão esquisitos) se vão encontrar os dois maiores rivais de sempre, Benfica e Sporting, num clássico que vai ficar para a história.

Desse jogo depende, por agora, muito do futuro da competição. Separados por apenas três pontos estão colocados perante a possibilidade de tudo ficar na mesma entre ambos, ou, caso contrário, haver aproximação ou separação ainda maior do que a actual. E, perante o quadro que temos perante os nossos olhos, não é fácil fazer futurologia.

Entretanto, o ano termina com o FCPorto a ser proclamado campeão de Inverno, um título com pouco sentido (o Inverno ainda nem sequer começou) mas, porque habitual, não custa reedita-lo todos os anos por esta altura.

Os dragões, para além dos 39 pontos alcançados, tantos quanto o Sporting, chamam também a designação de melhor ataque, com 39 golos, e defesa menos batida, apenas meia dúzia de golos sofridos.

E um destaque também para o Sporting de Braga que, apesar de alguns acidentes de percurso, se mantém incluído no “grupo dos trinta pontos”, e continua, igualmente, no quadro europeu da Uefa.

Por estes dias vai certamente acontecer a trégua de que o futebol português está a precisar.

Até que ponto será possível inverter esta marcha para um futuro carregado de incertezas, é a dúvida que por ora se coloca. E a resposta certamente não tardará.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • abilio
    20 dez, 2017 china 12:34
    Quando " os ditos jornalistas estão proibidos de falar de corrupção no benfica " não esta na hora de entregar a carteira profissional ?