Emissão Renascença | Ouvir Online
Conversas Cruzadas
Programa sobre a atualidade que passa ao domingo, às 12h00.
A+ / A-
Arquivo
CONVERSAS CRUZADAS 17.12.2017

Do "made in" Braga para o "invented in" Braga

17 dez, 2017


O Conversas Cruzadas desta semana discute as condições de investimento das empresas portuguesas e a atracção de investimento estrangeiro. O programa tem a participação de Fernando Alexandre, Luís Aguiar-Conraria, Nuno Botelho e Nuno Garoupa.

"Há muita margem para melhorar as condições de investimento pelas empresas portuguesas e para a atracção de investimento estrangeiro" defende o coordenador do estudo sobre investimento empresarial em Portugal o investigador Fernando Alexandre.

A análise sobre a dinâmica do investimento empresarial foi apresentada na última sexta-feira na Universidade do Minho e responde a um desafio de Marcelo Rebelo de Sousa na conferência sobre investimento da Gulbenkian de Março passado.

Erros de políticas de curto prazo e nas decisões de atribuição de crédito por parte do sistema bancário são factores que atrasam a viragem para uma economia portuguesa mais dinâmica capaz de se integrar nas grandes cadeias de valor global na fase de desenvolvimento de produtos e comercialização.

Num contexto em que as grandes multinacionais ganham peso no comércio mundial importa ainda fortalecer as interacção entre as empresas nacionais, universidades e centros de investigação e grandes multinacionais.

Um exemplo é a Bosch Car Multimedia a ter transitado do paradigma 'made in Braga' para o 'invented in Braga', exemplifica Fernando Alexandre professor da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho no Conversas Cruzadas deste domingo que conta ainda com as análises de Luís Aguiar-Conraria, Nuno Botelho e Nuno Garoupa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.