Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Marcelo trava euforia. “Em economia não há milagres”

15 dez, 2017


Presidente da República diz que é preciso continuar a trabalhar, em reacção às previsões do Banco de Portugal.

A revisão em alta da previsão de crescimento da economia portuguesa é uma boa notícia, mas é preciso cuidado com o deslumbramento e euforia, alerta o Presidente da República.

“As pessoas disseram: ‘se é preciso dar um exemplo de milagre, é o milagre português’. Não nos deslumbremos com milagres, porque não há milagres”, disse Marcelo Rebelo de Sousa, em declarações aos jornalistas em Aveiro.

“O milagre deu muito trabalho e vai dar muito trabalho no próximo ano, no ano seguinte, porque não temos a certeza de que o crescimento económico vai ser o mesmo deste ano, lá fora e cá dentro, ninguém sabe se os Estados Unidos têm medidas proteccionistas ou não, ninguém sabe se a Europa vai conseguir manter este ritmo. Nós somos uma economia muito aberta. Não é razão para no plano económico e financeiro não estamos felizes, é razão para olharmos com cuidado. A euforia nunca é boa conselheira”, sublinhou o chefe de Estado.

O Banco de Portugal melhorou esta sexta-feira as suas previsões para o crescimento económico e para o desemprego.

Aponta para um crescimento de 2,3% para o próximo ano, acima da meta de 2,2% fixada pelo Governo.

O organismo liderado por Carlos Costa refere ainda que a expansão da economia portuguesa trará benefícios também ao nível da redução do desemprego, que deverá quebrar a barreira dos 8%, alcançando valores de 2008.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Fausto
    15 dez, 2017 Lisboa 18:34
    Também posso ajudar...a travar a euforia...obrigado...se ordenado mínimo...não atingir...os 1540 €...nos próximos 5 anos...podem esquecer...o milagre....na economia...para o resto...das vossas vidas...
  • mendes
    15 dez, 2017 braga 16:00
    sr jornalistas perguntem ao marcelo e ao tc e se nao e contra a constituicao pagarem o 13 mes de 2017 so em dezembro de 2018 a pagar com um ano de atraso so se ve em portugal e ninguem reclama se fosse um governo do psd ja tinha sido crucificado como e do ps be e pcp ninguem diz nada nem os sr jornalistas lembrem se que amanha tambem voces vao ser velhos e reformados