Emissão Renascença | Ouvir Online
Henrique Raposo
Opinião de Henrique Raposo
A+ / A-

Nem ateu nem fariseu

​Carta de natal a uma filha

15 dez, 2017 • Opinião de Henrique Raposo


Se atravessei o deserto da fé, porque não atravesso o deserto da esperança? O Natal é isso mesmo, esperança e alegria.

Filha,

Nestas alturas do ano, o natal e o natal com praia também conhecido por Agosto, sou tolhido pelo medo. Sim, pelo medo. Este temor é ainda mais forte desde que tu nasceste. Porque é que sou dominado pelo medo nas épocas de maior felicidade? Não sei bem. Só sei que as sombras me vigiam de perto, marcam-me homem a homem; é como se uma sombra se escondesse em cada esquina; é como se o meu hardware não comportasse o software da felicidade, é como se tivesse sido concebido enquanto robô de combate sem direito a um prolongamento de vida e sobretudo sem acesso à bondade. Se calhar, o pai ficou demasiado danificado por coisas que já descrevi em livro e que continuarei a descrever; coisas que só compreenderás daqui a uma década.

Nos momentos de maior felicidade, quando abraças a tua irmã numa comovente declaração de amor, por exemplo, eu só fico sintonizado nessa bondade durante uns segundos; após cinco segundos, talvez dez se tiver sorte, as sombras aparecem; de um lado estás tu e a tua irmã aos abraços, do outro lado a sombra que vem do corredor. Fico com medo, é um medo idiota pois não tem uma causa palpável, mas está lá, é tão real como esta carta. Não sei estar feliz; assim que chego às alturas, sinto-me desconfortável, é como se não tivesse o direito de estar ali, é como se fosse um parolo ou bastardo sem o direito de estar na presença do Senhor, e sinto logo que alguma coisa má está prestes a rebentar. Será que só sei estar em guerra com o mundo e comigo mesmo? Sinto uma dissonância entre mim e a bondade ou felicidade. A bondade e felicidade emitem em FM, eu tenho um receptor AM. Quando a felicidade desaparece para dar lugar ao medo, tu continuas abraçada à tua irmã, mas eu não consigo voltar a sentir aquela paz; giro a roda da sintonia do meu rádio interior mas não a oiço de novo, só oiço estática. Por outras palavras, o pai não é um homem bom. Mas, se não sou bom, procuro ser decente. E é isso, minha filha, que te procuro ensinar através da fé cristã: decência.

Peço muitas vezes a Deus: por favor, Senhor, faça com que as minhas filhas cresçam na decência; faça com que o futuro conheça aqui duas pessoas decentes, isto é, pessoas com o discernimento para compreenderem, em primeiro lugar, e para anteciparem, em segundo lugar, as suas próprias falhas. Chegar às alturas da bondade é uma coisa rara e difícil. Contudo, isso não quer dizer que estamos condenados à anarquia do cinismo e do mal. Temos a decência, que é um metal mais humildade do que a bondade, sem dúvida. Tem porém uma vantagem: não é um metal das estrelas que cai de vez em quando, é um metal terráqueo e humanizável que podemos trabalhar na forja que é esta vidinha na cidade dos homens. E o âmago da decência, filha, é a consciência do mal, do mal que está lá fora na treva exterior, do mal que cada um de nós carrega cá dentro na treva interior. Apesar de te amar, apesar de seres mais valiosa do que a minha própria vida, tu não és especial, não és santa, não és boa por natureza. Mas podes e deves ser uma pessoa decente. Com o metal da decência poderás construir uma torre que te elevará acima da linha de água do pântano e que – por vezes - te permitirá dar saltos que elevarão a tua cabeça acima da linha das nuvens; esses breves momentos, que não conseguimos fixar, são antevisões da eternidade que nos espera. A eternidade é eu ficar a ver-te abraçada à tua irmã num innuendo sem fim.

Até esse momento chegar, temos de passar pela divisão. Tal como aconteceu há dias: chegaste da escola triste porque os outros meninos diziam que o menino Jesus não existe, que o Pai Natal é que é; sentiste indignação e surpresa por eles acreditarem numa coisa que não existe, mas também sentiste a pressão da solidão. Sentiste-te sozinha na tua crença e ficaste com dúvidas: mantenho a minha crença e fico sozinha, ou cedo e entro no grupo? Foi o teu primeiro teste de carácter, foi o primeiro teste à tua decência. É por isso que o pai ficou feliz (ou aliviado?) quando mantiveste a tua posição; jogaste os pés à parede e não cedeste. Essa coragem, meu amor, é o pilar de tudo. Essa coragem é um estilo e uma substância ao mesmo tempo. Se procurares a tal felicidade sem teres esta força a montante, serás como a cobra ou como o cão que tenta morder a própria cauda; vais andar perdida, ao sabor do vento e ficarás à mercê das sombras, que te vigiarão de perto.

É por tudo isto que o pai insiste tanto na ideia de tens de pedir perdão quando fazes alguma coisa de errado, como bater na tua irmã. Tens de pedir perdão à mana, ao pai, à mãe e sobretudo a Jesus, que também te vigia de perto, apesar da sua linguagem ser mais difícil de captar do que a linguagem das sombras.

Há dias disseste com ar triste que “Ele não responde, eu falo com Ele mas Ele não me responde, pai”. Responde, sim. Tens é de aprender a sua gramática, que é diferente desta. Com o tempo, com a ajuda do pai e sobretudo da tua mãe, a pessoa que me salvou, aprenderás a sintonizar o teu rádio interno na frequência Dele. E serás melhor do eu, estou certo. Até chegará uma época em que me ajudarás. Como assim? Já me consigo sintonizar com Ele, já tenho fé; resta-me sintonizar contigo, com a tua irmã, com os outros, com o mundo, isto é, falta-me ter esperança, falta-me não ter medo. Talvez chegue lá.

Há dez anos, a fé era uma impossibilidade para mim. Há dez anos, pensar num Henrique com fé e pai de crianças era tão inconcebível como pensar num Henrique astronauta. Se atravessei o deserto da fé, porque não atravesso o deserto da esperança? O Natal é isso mesmo, esperança e alegria. E, se calhar, o problema é este, filha: se já percebo a força da Páscoa, falta-me perceber a esperança do Natal. Ora, daqui a dez anos, já serás capaz de me ajudar nos passos finais dessa segunda travessia do deserto. Não te esqueças é de levar uma bengalinha ou voltaren.

Pai

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Mara
    20 dez, 2017 Portugal 22:02
    Caro Dr. Raposo fiquei deliciada com o seu lindo artigo, o Natal não me diz nada além do Nascimento do Jesus, presentes, Pai-Natal rabanadas, bolo Rei, foi algo inventado pelos amantes do deus dinheiro para destruir a doçura dum lindo Bebé que veio ao Mundo para lhe ensinar Paz e Amor. Infelizmente tinha poucos meses e anos perdi perdi colos Queridos, sofri o que Deus sabe...uma coisa guardo avaramente em meu coração a Fé, que me foi transmitida pela Mãe que não me beijava devido a uma horrenda doença quando da ultima vez que foi confessar-se à Igreja tinha eu sete anos, tal como recordo meu pai sentado no sofá a rezar as suas orações, tudo isto me recordou o seu artigo mas nele algo me deixou maravilhada o carinho com que fala das suas Filhas e Esposa, adoro ler ou ouvir falar pais e maridos com tanto Amor dos seus Queridos Amores. Que Jesus vos abençoe dê um Santo Natal, estes votos são extensivos `Renascença e a todos os que vem a este site.
  • António
    19 dez, 2017 Vila Nova de Gaia 10:28
    Oh Srº Alexandre, isto é o que se chama " não olhar a meios para atingir os fins". O mesmo é dizer, o Srº Alexandre não tem, não quer, não pode, não conhece outras palavras para expressar a sua opinião, os seus sentimentos que não as que usou? Sobretudo, ao menos, nesta época do ano? Claro que tem, claro que pode, claro que conhece. Basta querer.
  • AJ
    18 dez, 2017 Fafe 22:20
    Sempre que posso leio as opiniões de Henrique Raposo. Por vezes concordo outras discordo, mas uma coisa faço sempre...RESPEITO A SUA OPINIÃO E OS SEUS PENSAMENTOS!!! Não percebo como é possível que, e usando a mesma linguagem deles "certos parolos ",se insurgem de forma tão agressiva contra as opiniões de H.R.! Desde 1974 Portugal é um país democrático! Liberdade de pensamento e de expressão , são direito de de todos nós! H.R. usa um espaço que a RR lhe concedeu para... EXPRESSAR AS SUAS OPINIÕES! Certamente será isso que lhe pedem! Sei que é incomodo para os novos moralistas que por aí proliferam....Mas se não gostam porque lêem tudo o que ele escreve? Julgo que reagir com insultos é uma demonstração de uma enorme "debilidade mental" e própria dos que se julgam donos da verdade absoluta. Henrique Raposo expõe os seus pensamentos usando uma linguagem correcta. Se discordam façam o favor de responder, pelo menos no mesmo tom civilizado!
  • Luis Nunes
    18 dez, 2017 Lisboa 19:43
    Henrique, nao precisa de lisonja que é para os fracos. Brilhante a sua análise. Só intelectualoides canhotos nao conseguem entender o vazio do mundo que estão a criar. Lucido e maduro. Parabens.
  • Alexandre
    17 dez, 2017 Lisboa 19:36
    Henrique Raposo continua a ser o mesmo medíocre da escrita; o mesmo parolo e piroso, dedicado a arrancar aplausos de comentadores «ditos cristãos» e moralistas, subscritores da «Renascença». O mais patético deste último texto, é a tentativa ou ensaio que Henrique Raposo faz em ser honesto.
  • Vera
    16 dez, 2017 Palmela 22:58
    para quem não saiba, 'innuendo' é uma palavra da língua inglesa, conhecida por nós, pela voz de Freddie Mercury, quer dizer: insinuação, alusão indirecta.
  • Vera
    16 dez, 2017 Palmela 14:54
    Do voltaren não gostei! da bengalinha, se não houver outro remédio, vale mais, do que ficar um coitadinho preso ao sofá! mas o restante foi brilhante! esta história, o enredo, que nos envolve a todos, neste mundo de faz de conta! e hoje, logo de manhã, ouvi alguém dizer que o outro Sr. "passou de besta a bestial"e fiquei a pensar: comme ça... podemos passar todos a bestiais!!! e agora depois de ler isto, veio-me à memória um título para uma 'histoire' pour les enfant's: 'um raposinho à beira do abismo' Porque não? já escrevi algumas histórias, mas não deu! talvez traduzidas, cheguem a qualquer lado!
  • Daniel Almeida
    16 dez, 2017 Montemor-o-Novo 09:26
    - Gostei imenso desta dissertação. Acredito que a palavra "...innuendo..." em "...num innuendo sem fim." está mal escrita, sería "...minuendo..." ? que querería dizer? Fico sem saber.
  • Daniel Almeida
    16 dez, 2017 Montemor-o-Novo 08:06
    - Gostei imenso desta dissertação. Acredito que a palavra "...innuendo..." em "...num innuendo sem fim." está mal escrita, sería "...minuendo..." ? que querería dizer? Fico sem saber.
  • António
    15 dez, 2017 Vila Nova de Gaia 22:42
    Voltando à "carga": eu sou pai, não de duas, mas de uma filha. Eu subescrevo!!!